A avulsão dental é muito comum entre crianças e adolescentes. É quando o dente sai por inteiro, com raiz e tudo em uma batida forte. Ele não quebra, mas sai completo – coroa e raiz. E aí? Da para salvar? Existem alguns cuidados que você deve tomar nesses casos e o mais importante – correr para o dentista mais próximo.

Veja nossa mais nova paródia. Quando ela bate com o dente no chão… chão… chão … chããããão!

Veja como é importante seguir os passos e prestar atenção em alguns detalhes. A imagem abaixo demonstra de maneira bem didática o que você DEVE e NÃO DEVE fazer em caso de avulsão dental de dentes permanentes. Dentes de leite geralmente não são reimplantados, mas não deixe de ir ao dentista para planejar o que fazer e evitar a perda daquele espaço crucial.

Duas coisas são cruciais: o cuidado com o dente e o tempo dele fora da boca. Lembre-se de não encostar nem esfregar a raiz do dente. Pegue pela coroa – região dente mais branquinha, aquela que aparece na boca. Coloque num pote com soro fisiológico ou leite, ou se não tiver muito sujo, coloque embaixo da sua própria língua e corra para o dentista. Esse dente provavelmente vai precisar de contenção rígida e posteriormente de tratamento de canal. Sempre bom salvar um dente natural!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto