Hoje é um dia muito especial para a odontologia hospitalar e para a saúde de todos nós. O projeto de lei n° 34 de 2013 colocado em votação no dia 24/04/2019 pelo Senador Romário do PODEMOS do Rio de Janeiro foi aprovado e agora aguarda a sanção presidencial.

O projeto de lei torna obrigatória a prestação de assistência odontológica aos pacientes em regime de internação hospitalar, aos portadores de doenças crônicas em hospitais públicos e privados de pequeno e médio porte e aos atendidos em regime domiciliar (homecare).

A lei aprovada pelo Senado Federal hoje, dia 25/04/2019, além de abrir um grande mercado de trabalho para os cirurgiões dentistas no país, vai melhorar a saúde de todos esses pacientes em regime de internação. Muitos estudos já comprovam o ganho de saúde, a diminuição das infecções e do tempo de internação com a presença do dentista na UTI.

O dentista faz diferença entre a vida e a morte de pacientes internados. A medida que já era lei em alguns estados vai trazer grande economia – menos tempo na UTI, com menos uso de medicamentos e menos chances de infecções hospitalares.

Vamos acompanhar e observar a abertura deste mercado. A Odontologia Hospitalar hoje ainda não é uma especialidade. Existem cursos de habilitação em Odontologia Hospitalar. Sabemos que no Brasil, infelizmente, algumas lei “pegam” e outras “não pegam”. Vamos ficar de olho.

O cumprimento dessa lei não é apenas uma mera formalidade ou burocracia, mas sim um avanço no cuidado com a saúde geral dos pacientes. Seguimos comemorando essa vitória e vamos acompanhar a diminuição dos casos de Pneumonia associada a ventilação mecânica.

Agradeço aos Instagrams @oidentistas e @dentistasparaestrelas

Uma abraço,

Equipe Dicas Odonto