Um mito que ainda persiste e que, recentemente, foi utilizado por um jornalista como analogia para explicar a urgência da Reforma da Previdência. Ele comparou a Reforma a extração de um siso – algo relativamente chato, mas que precisaria ser feito para que depois o siso “não entortasse os outros dentes da arcada.”

Sorte nossa que a ciência é fluída e está sempre se testando. Em algum momento esse mito foi disseminado porque se acreditava nisso: diziam que era necessário tirar os dentes do siso porque ele poderia entortar os dentes já alinhados com aparelhos ortodônticos. Eles seriam os grandes culpados pelos retratamentos ortodônticos. Há algumas tempo já sabemos que isso não é verdade. Um dente não teria força para mexer com toda uma arcada.

Então, por que teríamos dentes voltando a entortar após longos tratamentos ortodônticos?

A grande maioria dos tratamentos ortodônticos necessitam de contenção. Contenção para o resto da vida. Sim. A oclusão (encaixe dos dentes na mordida) pode variar ao longo dos anos. Os dentes desgastam, adicionamos hábitos nocivos, mastigamos mais de um lado do que do outro, a musculatura da face muda e envelhecemos. E alguns tratamentos ortodônticos falham. Além da desistência de alguns pacientes.

Sabemos que há um estreitamento da mandíbula que pode entortar os dentes inferiores depois dos 18 anos, por exemplo. A boca está longe de ser algo estático. Porém esse apinhamento dental nada tem a ver com os sisos.

E por que os ortodontistas solicitam a extração dos sisos?

Porque eles atrapalham o tratamento com aparelhos. Eles ficam no caminho. Muitas vezes é possível prever que a boca não terá espaço para os sisos. Por isso que muitas vezes o(a) ortodontista vai solicitar a extração dos sisos. Mais uma vez: nada a ver com a chance desses dentes entortarem toda uma arcada.

Por fim, para fazer uma comparação correta para “vender” a Reforma da Previdência, era melhor fazer uma analogia com um dente cariado. Tratar agora para que no futuro esse dente não precise ser extraído, trazendo maior prejuízo.

Um abraço

Equipe Dicas Odonto