Venho notando o comportamento de defensores ferrenhos dessa pseudociência. Uma recente reportagem exibida na TV Record fez muitos adeptos saírem da toca. Sociedades Médicas, Odontológicas, profissionais sérios e especialistas são taxativos: tratamentos chamados de “Modulação Hormonal” não têm evidência científica e não são reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e nem por outras sociedades médicas, odontológicas nacionais ou internacionais.

Acompanhe entre aspas, ao longo de todo texto, algumas frases prontas utilizadas e repetidas pelos defensores da Modulação Hormonal.

“Ouça os relatos dos pacientes curados pelo Dr. Cicrano”

Eles dirão estar “à frente do seu tempo” e que a Medicina tradicional está ultrapassada. Afirmarão que a Modulação Hormonal será o tratamento do futuro. Seus precursores são gênios da pesquisa científica com inúmeros títulos esquisitos (um dentista com mestrado e doutorado em medicina) e artigos publicados “no exterior”. Dirão que há uma conspiração da indústria farmacêutica contra nossa saúde. Sua pseudociência é baseada em pessoas e não em conceitos.

“Veja os trabalhos publicados pelo Dr. Fulano”

Eles irão anunciar curas fáceis para doenças graves. São articulados e inteligentes. Bons de lábia, vendedores. Em cursos, o ministrador vai estar impecável, transbordando sucesso. No final da palestra vai ter brinde com champanhe. Eles se apropriam de palavras rebuscadas como “nanotecnologia”, “transdérmico”, “biocompatíveis” e etc. Vão afirmar que vitamina D é um hormônio e não um cofator (discorde para ver a briga acontecer!). E que com a Modulação Hormonal todos seus problemas vão sumir. Você vai deixar de tomar aquela infinidade de remédios que são tóxicos ao seu corpo.

Parece ótimo, não? O problema é que para que essas teorias funcionem, é preciso jogarmos fora todo conhecimento que a medicina e a Odontologia conquistaram até hoje. A opinião de muitos que me abordaram após uma postagem que eu fiz no Instagram parecia ensaiada. Opinião em formato de “Combo” como diria o jornalista Reinaldo Azevedo. Típico de militantes virtuais. É um pacote pronto de argumentos que desmerecem muitos conceitos que utilizamos com sucesso para abordagens terapêuticas até hoje.

“Você precisa estudar mais, parar de repetir essa balela que te ensinaram na faculdade.”

Ofender e desmerecer o outro em uma discussão é a prova da falta de argumentos. Algumas pessoas estão se tornando muito radicais no mundo de hoje e as redes sociais estão criando bolhas. Seja na política, seja na Odontologia ou na Medicina, vemos muita gente obtusa que tende a defender sua opinião sem embasamento com teimosia. Seja por desinformação, por ingenuidade ou por mal caratismo.

A impressão que eu tenho é que os alunos que frequentam esses cursos sofrem uma lavagem cerebral. São pessoas esclarecidas e estudadas. Entretanto, parecem estar em busca de milagres. Não que eu não acredite neles, ou que milagres não existam, mas eles são a excessão. Por isso não podem ser base para a ciência.

Hormônios são substâncias que regulam inúmeras funções do corpo humano. São mensageiros químicos com atuação em várias partes do organismo. Não é simples mexer com hormônios. Sabemos que o profissional mais capacitado para tratar das disfunções hormonais é o médico endocrinologista.

“Passe esse creminho de testosterona nano na pele e deixe de tomar remédios para doenças crônicas!”

Quem sai perdendo com isso são os doentes crônicos. Pessoas que acabam desistindo de tratamentos convencionais cientificamente comprovados e saem em busca de algo milagroso e de fácil resolução.

A Modulação Hormonal está proibida na Odontologia por resolução do Conselho Federal. Dentista não tem que se meter a tratar câncer fora de sua área de atuação com tratamentos sem comprovação.

A “seita” segue se reafirmando e difamando os tratamentos convencionais. Tenha muito cuidado para não cair nessas armadilhas. Procure sempre um profissional gabaritado e registrado em seu conselho de classe.

Esses movimentos são extremamente parecidos com outras ondas de “curas milagrosas” que vemos surgir ao longo dos anos na área da saúde. Veja a história do Médico Italiano que alegava curar câncer com bicarbonato – AQUI. Ou ainda a Odontologia Biológica que esbravejava contra os tratamentos de canal, inclusive com um polêmico documentário – AQUI.

E aí? Concorda? Discorda? O que acha de tudo isso? Deixe seu comentário abaixo!

Um abraço,

Equipe Dicas Odonto