Como já levantamos aqui no Blog Dicas Odonto, em janeiro de 2017, grandes sites estavam vendendo kits de clareamento dental ao público geral, o que é estritamente proibido no Brasil. Naquele momento as empresas foram oficiadas e em reunião com conselheiros se firmou um acordo para que as lojas não descumprissem mais esta lei. Entretanto, agora vemos “placas de bruxismo” de silicone sendo vendidas ao público leigo.

Produto sendo vendido nas Lojas Americanas Online

Em primeiro lugar, a placa miorrelaxante, ou placa de bruxismo é um tratamento odontológico que precisa de um dentista para ser indicado. Após um correto diagnóstico, as placas são individualizadas e feitas em acrílico, isto é, elas são rígidas e só cabem na boca daquele paciente específico. Placas de bruxismo não são como chinelos ou tênis. Cada paciente possui uma mordida diferente.

Além de tudo isso, as placas são tratamentos paliativos para o bruxismo e não uma resolução para este hábito para-funcional que afeta milhares de pessoas. Então, se você vende uma placa dessas assim, além de vender a placa errada (a de silicone não rígida), você faz com que os pacientes não procurem os dentistas para o diagnóstico correto. A placa de silicone mole vai durar pouco. Vai criar um hábito de mastigação, não resolvendo nem o problema inicial das dores articulares e de cabeça.

Outra placa que só serve parta ser mastigada

Engraçado como não vemos essas lojas vendendo medicamentos sem receita, por exemplo. Eles sabem que a multa e a penalização é grande. Com produtos odontológicos é tudo na “conversinha”, na reunião, no trato que no fim é descumprido. Estava mais do que na hora de exigir o cumprimento das leis e parar com esta banalização da nossa área de atuação. 

Pacientes, não caiam nesta roubada. É dinheiro jogado no lixo. Em caso de sintomas de dor nas articulações, dores musculares faciais, dores de cabeça ou dentes começando a ter desgastes procure sempre um dentista. Existe até um especialista nessa área: o dentista especialista em Disfunção Têmporo Mandibular – DTM. Os sintomas são muito mais profundos do que imaginamos e se relacionam com toda nossa postura corporal. 

Enfim, cabe a você dentista, também, uma reflexão: quanto você cobra na sua placa de mordida personalizada? As lojas da Internet vendem de R$ 100,00 a 150,00 uma placa fajuta de silicone que não resolve nada. Está na hora de valorizar seu trabalho e cobrar um preço justo por ele. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto