Celebridades fazendo propaganda de um produto “mágico” no Instagram. O tal pozinho preto a base de carvão que clareia os dentes. O que deixou muita gente furiosa nas redes sociais é que alguns dos artistas que recomendam o produto em seu perfil tem a boca toda facetada com porcelanas. Porcelanas não mudam de cor com produtos clareadores. Então, o pessoal desceu a lenha nos comentários.

O marketing desse tipo de produto é agressivo. Ao invés de trazer a ciência e o bom senso para perto, eles afastam as pessoas das boas práticas em saúde bucal. Em suas recomendações a cantora Joelma (ex integrante da Banda Calipso) desestimula seus seguidores a procurarem um cirurgião dentista. “Galeraaaa, o que mais me chama atenção é um sorriso bem branquinho, mas aqueles clareamentos convencionaisme dão muita sensibilidade que não consigo nem fazer a 2ª sessão” – afirma Joelma em seu perfil oficial do Instagram – @joelmareal

Esfregar carvão nos dentes? Que ideia de jerico!

Qualquer pessoa que pare um pouco para reparar nos dentes da cantora, vai perceber que ela tem facetas de porcelana nos dentes. Enfim, dentes de porcelana não mudam de cor com ação de produtos clareadores.

Instagram das @odontodivas

Outras celebridades facetadas fizeram seus “merchans” e parecem não se importar em enganar seu público de fãs. O produto não tem a capacidade de mudar a cor dos dentes deles. O pó de carvão promove um clareamento abrasivo em dentes naturais, riscando e desgastando o esmalte dental. Essa vontade absurda de alcançar uma beleza artificial hiper-branca dos dentes com esses produtos que prometem mágica pode levar a desgastes, sensibilidade e enfraquecimento dos dentes em longo prazo.    

Clareamento seguro e com previsibilidade – apenas com acompanhamento do dentista

Muitos dentistas indignados com essa enganação foram aos comentários deixar o seu recado. Nem tanto pelo produto em si, mas pela abordagem que afasta os pacientes dos consultórios dos dentistas para recomendar um pó que comprovadamente pode estragar os dentes com uso contínuo por u período de tempo.

Hoje em dia o clareamento com o cirurgião dentista é muito seguro, previsível e controlado. A sensibilidade pode até ocorrer em alguns casos. Entretanto, ela é facilmente manejada com acompanhamento do dentista que vai escolher a concentração do gel clareador baseado em cada caso.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto