Sendo a Periodontia uma das minhas especialidades, vocês vão encontrar aqui no Blog inúmeros artigos relacionados a esta linda área da Odontologia. A Periodontia é a base de tudo. É a limpeza do terreno para o posterior construção de reabilitações. Sem controle periodontal, não há sucesso e longevidade nos trabalhos feitos na boca. A especialidade
carinhosamente chamada de “Pério” completa 60 anos no Brasil.

Em comemoração a esta data, o Conselho Científico da APCD, com apoio da Colgate e parceria da SOBRAPE – Sociedade Brasileira de Periodontia, realizará um encontro para conversarmos sobre esses 60 anos de conservação dental que “virou a chave” do dentista para uma abordagem mais conservadora nos anos 50. O evento é gratuito. Basta confirmar sua presença pelo e-mail – coci.apcd@apcdcentral.com.br

Um pouco de história

O Professor Dr. Antônio Césio de Pádua Lima nos agraciou com a criação da primeira disciplina de Periodontia no Brasil na Puccamp, logo após voltar de uma jornada científica nos Estados Unidos, em 1958. Naquela época, o Dr. Césio foi aos EUA atualizar seus conhecimentos técnicos para trabalhar melhor com próteses totais e deu de cara com algo totalmente diferente: uma efervescente especialidade que ao invés de condenar e extrair dentes estava tratando-os para mantê-los na boca por mais tempo.

Dr. Césio esteve junto de grandes nomes da Pério internacional como Isador Hirchfeld – fundador da primeira clinica de Periodontia dentro de um Hospital Norte Americano, criador do departamento de Periodontia da Universidade de Columbia. Além de nos dar a lima de Hirchfeld, utilizada na raspagem periodontal. 

O Evento

O evento pretende homenagear seu patrono, compartillhando com o público aquilo que ele sempre gostou e prezou nos seus anos de atividade – discussão da ciência em prol da clínica e do dia a dia de quem vive do seu trabalho em consultório (onde a periodontia é indispensável).

Serão três apresentações em modelos bastante similares às de um TED Talks com a mesma pergunta e tese a ser exposta e defendida por três consagrados profissionais da nossa Odontologia – Dr. Hamilton Taddey Bellini – que atuou ao lado e sucedeu o Prof Césio na Puccamp), o Prof. Dr. Giussepe Romito – Titular de Periodontia da FOUSP e o Prof. Dr. Antônio Wilson Sallum – Titular de Periodontia da Unicamp.  Todos eles terão apenas 15 minutos para justificarem “qual a sua visão da periodontia de onde viemos, a de onde nos encontramos e as perspectivas para a que teremos nos futuro”

Ao final um Coffe Break, uma rodada de debates mediados pelo Dr. Rodrigo Bueno de Morais e ativados pelos demais participantes citados na divulgação e pela plateia. Para finalmente assistirmos e compartilharmos com o Prof. Césio a celebração do seu centenário.

Estarei presente com certeza e esperamos todos lá.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto