A marca de produtos para saúde bucal Elmex tem tradição em alguns países da Europa, origem suíça e agora vem somar aqui no Brasil. A aposta da Colgate é o lançamento de um produto de categoria “premium”, que será vendido em gôndolas de farmácia, sendo indicado pelos cirurgiões dentistas.
Lançamento Elmex no Brasil
Lançamento Elmex no Brasil
Lançamento Elmex no Brasil
Lançamento Elmex no Brasil
Lançamento Elmex no Brasil
Não custa lembrar e reafirmar que nada substitui a ida ao dentista. Nenhum produto para a saúde bucal é milagroso a ponto de resolver o que só se resolve na cadeira do dentista, mas eles são de grande importância para a prevenção de problemas bucais e manutenção dos nossos tratamentos. A Elmex tem como componente principal o Fluoreto de Amina para proteger os dentes do envelhecimento precoce, da erosão ácida e desgastes dentais não relacionados a cárie. As famosas abfrações, erosões e abrasões, hoje classificadas como Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC).
Uma curiosidade – a recomendação de uso parece estar retornando a algo que se discutia há alguns anos na Odontologia: escovar os dentes antes das refeições para adquirir esta proteção contra a dieta ácida.
A linha veio completa com escovas de dente, pastas de dente, fio dental e bochechos em duas cores, sendo uma específica para combater problemas relacionados a sensibilidade dentinária. A Elmex vermelha é indicada para pessoas que têm uma dieta extremamente ácida, que consomem frutas cítricas, whey protein, shakes, isotônicos, energéticos e etc. Atletas e pessoas seguindo dietas específicas são exemplos que se enquadram nessa indicação.

Na minha visão, a pasta de dentes vem para bater de frente com a Regenerate, que também segue essa linha “premium”. Um produto mais caro e elaborado, fazendo parte do fenômeno atual da “Gourmetização”. Não exponho isso de maneira pejorativa. Pelo contrário. Acredito que soma bastante ao trabalho do dentista. O que não pode é a substituição do uso desses produtos pela ida ao consultório. Os produtos precisam trabalhar junto com a gente e não contra.
As escovas vem em dois tipos e uma delas – a Ultra Soft – claramente concorre com a Curaprox, marca suíça, queridinha dos dentistas. Também coloridas e com cerdas ultra macias, a escova Elmex aposta em ter um maior número de cerdas que a concorrente, além de uma cabeça mais arredondada.
Sempre quem sai ganhando com a inserção de novos produtos é o consumidor. O leque de opções aumenta, a concorrência acaba barateando um pouco as marcas “premium” para aqueles que procuram indicações específicas e produtos de alta qualidade e valor agregado. E claro, frequente seu dentista regularmente.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto