Luva – Uma inovação interessante ainda em estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Imagine uma luva que dá nome aos bichos que causam doenças na sua boca?

Imagine uma luva que avisa os perigos que não são invisíveis ao olho nu. As luvas são “sensíveis à bactérias” e têm uma tecnologia toda especial baseada em impressão em seda. A descoberta pode abrir caminho para desenvolvimento de novos materiais para uso na área da saúde. 

A luva da foto identifica a bactéria Escherechia coli, mais conhecida como E. coli. A tinta azul muda de cor para vermelho quando em contato com a bactéria causadora de diarréias. Para o âmbito da Periodontia, isso seria uma ótima ferramenta diagnóstica. Apenas colocando a mão na boca do paciente, seríamos capazes de identificar as bactérias patogênicas e direcionar o tratamento com muito mais eficácia. 

Os pesquisadores conseguiram unir nanopartículas, enzimas, anticorpos e antibióticos à seda. Tudo ainda é muito embrionário, porém promete uma grande revolução em materiais para uso na área da saúde.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto