Mais uma curiosidade inusitada que o blog Dicas Odonto traz com exclusividade para você. Alguns artigos científicos tratam deste assunto aparentemente absurdo que acontece em alguns países da África. Conheça o canino de leite assassino.

Canino de leite assassino

A lenda do canino de leite assassino está presente na região do Sudão Meridional e norte da Uganda, no continente africano. A inchaço que aparece na gengiva um pouco antes da erupção do dente canino de leite, por volta dos dois anos de idade ou antes, é chamado de “ebino” pelos habitantes locais. Ebino significa “dente falso” e acabou sendo o nome dado à extração desses dentes. A crença local diz que esse tal “canino de leite assassino” causa febre, diarreia, vômitos e outras doenças infantis. A solução? Esse dente é arrancado antes mesmo de nascer com instrumentos sujos ou com as próprias unhas.

Essa prática cruel é relatada na literatura médica desde os anos 60. Casos semelhantes foram relatados em países vizinhos como o Quênia, a Tanzânia e a Etiópia. O que acontece de verdade é que as crianças africanas dessas regiões sofrem de muitas doenças na fase do nascimento dos dentes devido à falta de saneamento básico, desnutrição e outros problemas de saúde ligados a pobreza e falta de informação local. No fim das contas a crença popular é sólida e está espalhada. As doenças são atribuídas ao canino de leite.

Claro que arrancar o dente de uma criança usando instrumentais e mãos sujas acaba por causar mais problemas. Ainda mais em crianças com o sistema imunológico enfraquecido por sérios problemas nutricionais. Muitas crianças vão parar em pronto socorro s pediátricos locais e quase 25% das crianças internadas morrem por causa das complicações advindas desse procedimento. É um caso de saúde pública que não consegue ser resolvido pela falta de informação e por causa dos constantes conflitos armados que não cessam nesses locais.

As complicações bucais de se extrair os caninos de leite assim, antes da hora e com métodos não higiênicos são muitas, tais como hipoplasia do canino permanente (ele vai ser um dente menor e mal formado) e nascimento de dentes totalmente fora de posição, causando mal oclusão. Essas crianças nunca terão dentições normais. É muito importante que os dentes de leite sigam a cronologia correta, isto é, não sejam tirado antes da hora. Os dentes de leite são os guias dos dentes permanentes. Leia mais sobre isso: Deixa estragar, é de leite...”

A educação em saúde é de extrema importância para que a população não caia em “mitos”. A prática do Ebino é um absurdo sem tamanho, visto sob a nossa ótica. Porém, as pessoas das regiões citadas nos parágrafos acima realmente acham que podem curar diarreia e febre arrancando um dente de leite antes dele nascer.

Quer ler mais sobre o assunto? Clique sobre os artigos científicos abaixo (em inglês):

‘Killer’ canines: the morbidity and mortality of ebino in
northern Uganda

The burden of traditional practices, ebino and tea-tea,on
child health in Northern Uganda