Já vimos acontecer mais de uma vez. Alguns negócios são insustentáveis (vide Imbra) e se tornam redes de administração de riscos correndo atrás do próprio rabo para resolver os problemas que eles mesmos causam no mercado. Já adianto: NÃO SÃO TODAS FRANQUIAS QUE TRABALHAM CONTRA A BOA ODONTOLOGIA. Não podemos colocá-las todas no mesmo saco. Porém, algumas delas estão enriquecendo seus donos em cima das costas de dentistas mal remunerados, práticas como orçamento e instalação de aparelho grátis e um montante de pacientes insatisfeitos que percebem que o serviço prestado na ponta está bem aquém das suas expectativas.
Saúde bucal deve ser para todos. Apesar de muita gente reclamar que dentista custa caro, se você colocar o valor agregado de tratamentos odontológicos na multiplicação da saúde como um todo, você vai perceber que não é tão caro assim. Vislumbrando essa falta de acesso de muitos pacientes ao tratamento odontológico, percebemos o surgimento de várias empresas que têm essa parcela da população como público alvo.
É louvável oferecer tratamentos mais em conta e melhores formas de pagamento. Acredito que a grande maioria dos dentistas trabalha para oferecer o melhor tratamento possível com preços competitivos. O problema é a adoção de práticas imorais, antiéticas e mercantilistas em nome do lucro a qualquer custo, sem se preocupar com o serviço entregue na ponta. É isso que pode-se observar em certas redes por aí.
Em uma matéria recente em um jornal de grande circulação fui obrigado a ler sobre a “genialidade” de um empreendedor que resolveu não cobrar para colocação de aparelho odontológico em suas clínicas e se vangloriar porque hoje esta prática é adotada por muitos dentistas pelo Brasil. “Ortodontistas, uma salva de palmas !!!” Esse diferencial é o grande mote do seu negócio. Pera aí. Oferecer um serviço de graça? Contra o que preza o nosso Código de Ética Odontológica? Como que essa conta fecha, sendo que as peças do aparelho precisam ser compradas? Sem contar o custo do material para colagem e todo o funcionamento de uma clínica. E os honorários dos dentistas? Onde está a mágica?
Não tem mágica. Muito provavelmente esse custo estará diluído nos pagamentos de manutenção do aparelho. Ou pode ser que paciente fique com este aparelho por mais tempo que o necessário, para custear a “gratuidade” oferecida inicialmente, o que seria um grande absurdo. Isso não pode ser afirmado com certeza, mas são conclusões que podemos chegar se começarmos tentar buscar explicações para o fechamento dessa conta.
Pode ser também que o cirurgião dentista que escolha trabalhar nestas clínicas, receba honorários baixos, trabalhando no limite, atendendo muitos pacientes em um menor tempo de consulta. Nesse caso, o resultado seria uma menor qualidade no serviço oferecido e um desgaste imenso do profissional da saúde bucal que já sofre muito por sua posição de trabalho e exposição a agentes infectantes. Esse dentista vai ficar corcunda, cego e surdo bem mais rápido do que os outros.
Basta fazer a conta. Com uma diária paga de R$ 300,00 por 10 horas de trabalho. Tire R$ 20,00 de almoço, R$ 20,00 de estacionamento e R$ 10,00 de gasolina, por baixo temos R$ 25,00 por hora de trabalho. Sem contar os impostos. Foi para isso que você estudou tanto?
O pior de tudo é que o Brasil se tornou um lugar propício para o aparecimento desse tipo de serviço. Há uma grande demanda, portanto um grande giro de pacientes e uma sobra absurda de dentistas que são despejados anualmente no mercado (mais de 12.000) pelo excesso de faculdades. A fórmula perfeita do sucesso para um empresário que resolver explorar o trabalho de um profissional e se aproveitar de uma demanda reprimida. Aí basta oferecer “orçamento grátis” e “aparelho grátis” numa clínica estilo Mc Donald´s da Odontologia com um investimento pesado em marketing que o negócio está feito.
Fique de olho nas linhas pequenas dos contratos. O muito barato em saúde, geralmente sai mais caro no longo prazo.
O que me entristece profundamente é o enaltecimento desse tipo de negócio vicioso que acaba não sendo leal com o paciente ou com o dentista, enquanto seus donos se tornam milionários. Daria para todos saírem ganhando. Existem franquias de empresas que pensam no todo e funcionam muito bem há anos. Outras estão fadadas ao insucesso com total consciência de seus idealizadores, contanto que seja possível alavancar uma grana durante o tempo de vida da empresa. Quem sai perdendo? O paciente, o dentista e a odontologia.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
Gostaria de saber se vcs tem informação da quantidade de clinicas que faliram no ano de 2019
Olá, não tenho esta informação. Acredito que não este dado não exista em um local apenas. Boa sorte.