Há alguns dias tenho recebido questionamentos sobre dentistas tirarem selfies com pacientes e postar nas redes sociais. Não sei de onde que estas proibições estão pipocando, mas não há problemas em tirar selfies com pacientes, sempre tomando os devidos cuidados para não infringir o código de ética, que podem estar nos mínimos detalhes. Vamos entender melhor esse assunto? 

Fonte: Revista CROSP Ano IV, Edição 6, 2017

Selfie – Definição: é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato. É uma foto tirada e compartilhada na internet. Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possui uma câmera incorporada, com um smartphone, por exemplo. (Fonte: www.significados.com.br)

 

Em janeiro de 2017, nós da Comissão de Mídias Sociais em Odontologia publicamos um artigo sobre esse assunto na Revista do CROSP (Ano IV, nº6, Janeiro de 2017 – VEJA A REVISTA COMPLETA AQUI). Selfie não representa infração ética contanto que alguns cuidados sejam tomados, se a foto for postada nas redes sociais. Inclusive, muitas dessas fotos valorizam a Odontologia, chamando atenção da população para os cuidados com a saúde bucal e são marcos de agradecimento dos pacientes aos seus dentistas pelo sorriso alcançado.

Fonte: Revista CROSP Ano IV, Edição 6, 2017

A gente precisa parar um pouco com esse policiamento bruto das coisas que são postadas nas redes sociais. Nosso Código de Ética da Idade das Trevas necessita de mudanças urgentemente. Óbvio que a gente precisa respeitar o Código ainda vigente, porém, com tantas forças que batem de frente com as boas práticas da odontologia como tabelas com valores ridículos em certos convênios odontológicos, convênios que anunciam preço ou “dão a odontologia de graça” no fechamento do convênio médico, sindicatos mandando boletos duvidosos, profissionais realizando orçamentos grátis e a farra vergonhosa que foi protagonizada na gestão anterior do CFO que virou investigação da Polícia Federal com desvio de milhões de reais, tem gente que quer encher a paciência por causa de um Selfie no Facebook?

Lembrem-se que fotos do tipo antes e depois são polêmicas e podem trazer complicações éticas e jurídicas no âmbito da responsabilidade civil. Isso é outro capítulo e assunto para outro post, porém as Selfies tiradas seguindo os cuidados listados abaixo são totalmente saudáveis e liberadas! Estamos falando de fotos com nossos clientes e não fotos de tratamentos. 

Algumas linhas de profissionais defendem que se o paciente estiver olhando para a foto, isso já configuraria consentimento para aparecer na mesma. Uma dica: você dentista saia na Selfie do seu paciente e deixe ele postar. Assim, você aparece para a rede de amigos do paciente, o que serve como se fosse uma indicação de que o paciente gostou do seu trabalho. O que pode ser entendido como infração ética é a menção a tratamentos realizados, fotos de boca, casos clínicos, anúncios pagos ou vinculação de telefone, email ou endereço da clínica ou consultório na foto. Preste MUITA atenção nas palavras que você usa na legenda da foto: Não mencione o tratamento realizado, não use o foto como propaganda, monitore os comentários.   

Minha sugestão: Tire fotos normais na recepção, na cadeira, mas antes ou depois do atendimento, com objetivo de valorizar a odontologia. Muitas vezes os próprios pacientes pedem. No caso das crianças peça autorização para os pais ou responsáveis.

Cuidados que devemos tomar ao postar um Selfie com paciente:

  • Peça autorização por escrito – um pequeno termo pode ser impresso contendo os dados do paciente para que ele dê autorização para o uso das fotos em redes sociais.
  • Evite fotos de tratamentos em andamento, pois essas podem configurar infração ética.
  • Evite fotos vexatórias com paciente sem dente ou no meio de cirurgias. 
  • O sigilo profissional é nossa prerrogativa. Se uma pessoa não quer que os outros saibam que ela usa prótese, por exemplo, não divulgue esta informação. A vontade do paciente deve ser sempre respeitada.
  • Cuidado para não expôr o paciente na legenda da foto, “entregando” o tratamento que foi feito ou diagnóstico de alguma doença.
  • Cuidado com os detalhes ao fundo de suas fotos. Uma pia desorganizada lotada de materiais, lixo empilhado, chão sujo ou mofo na parede podem ir contra você.
  • Não vincule telefone ou endereço da sua clínica ou consultório nas fotos. Deixe isso bem claro no seu perfil e não na legenda da foto.  
  • Em caso de dúvida, consulte o seu conselho regional de Odontologia do seu estado.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto