Ontem a França venceu a Copa do Mundo da Rússia e muitos perfis de Instagram perderam um pouco a noção. Os olhos dos dentistas se voltaram para o sorriso do técnico Didier Deschamps. Quase todos perfis de Instagram que sigo postaram fotos do sorriso do técnico, que chama atenção pelos dentes pequenos e desagastados. Muitos já foram diagnosticando o Bruxismo como principal vilão. Será?
Achei extremamente deselegante a quantidade de comentários condenando o suposto desmazelo e falta de cuidado com o sorriso. Alguns mais dissociados da realidade ainda comentaram “franceses não cuidam dos dentes, isso é muito comum por lá”. Balela! Às vezes, esquecemos de olhar para o nosso próprio umbigo antes de julgar os outros. Segundo dados mais recentes, o Brasil tem quase 40% da população sem nenhum dente na boca. E outra, Didier Deschamps é uma pessoa real, de carne e osso como você e eu. Quero dizer que alguns ainda marcaram seu perfil oficial em seus comentários sobre seus problemas bucais. Vocês realmente acham que ele não sabe e não sofre com os problemas que tem na boca? Vocês gostariam de ter seu sorriso problemático estampado por toda internet?
Vendo algumas fotos postadas e ao assistir o jogo reparei que aparentemente lhe faltam os dentes posteriores, isto é, os molares – dentes responsáveis por cerca de 70% da nossa mastigação que também ajudam a manter a oclusão balanceada e estável, na medida do possível. A falta desses dentes do fundo faz com que a mastigação seja feita inteiramente nos da frente, o que é um desastre ao longo do tempo. E essa falta – principalmente do primeiro molar inferior, dente que muita gente perde cedo aqui no Brasil – traz enormes problemas e desgastes. Então, além da galera diagnosticar em massa por foto, chegaram a um diagnóstico errado – não acredito que seja apenas Bruxismo. Ele pode até estar associado, mas não é o principal problema como está sendo divulgado aos sete ventos.
O Perfil de Instagram @diadobruxismo tocou neste ponto nevrálgico em sua postagem (VEJA AQUI). Ela também sugeriu que outros problemas associados como refluxo gastroesofágico ou apnéia do sono podem contribuir com o estado dos dentes do técnico campeão.
Além de tudo isso, também acredito que a situação do sorriso do técnico da França tenha relação com algum trauma ou medo de dentista. Ninguém deixa isso acontecer de graça ou porque quer. Falta de dinheiro, no caso dele, sabemos que provavelmente não seria um problema. Por isso é sempre bom resolver logo quando uma perda dental acontece. Quanto mais se espera para resolver, vai ficando mais difícil de resolver e mais caro.
Fotos são ótimas como exames complementares para diagnóstico, mas nunca tire conclusões apenas em cima das fotos ou das panorâmicas. Essa “Odontologia de Instagram” é um problema para as novas gerações de dentistas. É possível ter hipóteses diagnósticas, mas nunca certeza do problema. O exame clínico presencial na cadeira do dentista é indispensável. Na era digital e da tecnologia, não se iluda atropelando passos importante para o correto diagnóstico. Diagnóstico errado leva a tratamento errado, perda de tempo, de dinheiro e de confiança dos pacientes.
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto