Escova de dente. Esse artigo não é patrocinado. Vou indicar para vocês as melhores escovas de dentes da atualidade, na minha opinião, para adultos, como indico aos meus pacientes no dia a dia. Sempre baseado em evidência científica, experiência clínica e neste artigo com um toque pessoal, pois vou falar de produtos que eu realmente uso e testo em casa. 

Segundo estudos científicos as escovas de dentes devem ter as seguintes características:

  • Cerdas retas, na mesma altura e macias
  • Cabeça pequena
  • Boa empunhadura

Em cima desses três aspectos básicos você já pode eliminar centenas de escovas de dentes que você vê por aí. Algumas fabricantes de escovas de dente entendem que precisam ficar lançando mil tipos de escovas a toda hora, abrindo um leque de opções que muitas vezes mais confunde do que ajuda o consumidor na hora de escolher. Muita gente leva em consideração fatores diferentes para escolher sua escova de dentes:

  • Preço
  • Novidade
  • Design, personagens de desenho ou herói que estampa a escova

A escova de dentes que eu uso com mais frequência é a da marca Curaprox. Ela é simples, reta, cerdas na mesma altura, tem a cabeça pequena e as cerdas mais macias que eu já senti. Não tem igual no mercado. Além disso, vemos marcas tentando imitar a Curaprox seja no seu design colorido ou “black” com cerdas pretas, seja na quantidade de cerdas e na sua maciez. A Curaprox tem 2 problemas, na minha opinião: Ela é muito cara e ela “se descabela” com mais facilidade, então dura menos (pelo menos na minha mão). Ela dura uns 2 meses comigo. Se formos considerar seu preço, em média R$ 20,00 na data deste artigo, você gastaria cerca de 120,00 por ano só na escova. Para muita gente no Brasil, esse é um alto investimento em um objeto de limpeza pessoal. 

Então, uma outra opção para quem quer gastar menos (metade do valor da Curaprox) e ter uma qualidade parecida seria a escova dental da Bitufo. Eu realmente acho que eles foram os que chegaram mais perto da Curaprox na efetividade da escova e na maciez das cerdas. Muita gente quando ouve “Bitufo” acha que eles só vendem escovas do tipo interdental ou unitufo, ou ainda aquelas escovas duras de prótese. Na verdade, eles lançaram essa escova de dente há alguns anos e eu tenho gostado bastante dela. Além disso, achei que ela dura quase 3 meses, o que baratearia seu custo durante o ano, comparado com a Curaprox. 

Se você quiser uma escova mais simples você pode usar a Oral B Indicator, a mais simples e barata da marca. Escolha a de cerdas macias. Também é possível usar a Colgate Twister ou qualquer uma parecida com ela. São opções mais populares que funcionam também. A funcionalidade boa desta última é que tem um limpador de língua no verso da cabeça da escova que acaba sendo muito útil. As outras mais caras e rebuscadas com muito frufru pode esquecer.  

Outra nova opção que está aparecendo no mercado brasileiro é a escova de dentes da Edel White. Acredito que ela ficaria no meio do caminho entre a Bitufo e a Curaprox – na qualidade e no preço. Suas cerdas são macias e o material do seu cabo flexível é muito interessante. Pode perceber que eles têm um design simples e efetivo. Algumas drogarias em São Paulo já estão vendendo essas escovas, aumentando a gama de opções aos consumidores.

Não se esqueça que escovas sozinhas não limpam 100% da boca com eficiência. É preciso utilizar o fio dental para os espaços entre os dente e em alguns casos escovas interdentais e unitufo de acordo com a indicação do seu dentista. Quando ela começar a ficar descabelada, está no hora de jogar ela fora trocar. Também é prudente trocar após uma gripe e se for cobrir a sua escova para proteger as cerdas, você precisa deixar ela bem seca antes de tampar. Sobre escovas elétricas, posso abordar em outro artigo, mas eu ainda prefiro deixá-las para quem tem problemas motores e não consegue usar a escova comum. 

Qualquer dúvida, deixe abaixo nos comentários

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo