Escovar os dentes ao acordar? Você deve ter visto nos seus grupos de whatsapp ou no Instagram um ou mais vídeos de pessoas, profissionais da saúde bucal ou não, recomendando veementemente que NÃO devemos escovar os dentes logo após acordar. O argumento principal utilizado é que sua boca estaria com pH muito ácido assim que você acorda. E os dentes estariam “moles”. Sim. A linguagem utilizada é para tentar fugir da linguagem técnica, mas ela não ajuda. Provavelmente, o que as mensageiras gostariam de dizer é que com pH ácido na boca, o esmalte dos dentes estaria mais fragilizado quimicamente favorecendo a desmineralização. Isso é verdade. Entretanto, será mesmo que escovar os dentes logo depois de acordar faz tanta diferença no envelhecimento dos dentes?

A resposta é: DEPENDE. Objetivamente, eu sou bastante contra essas recomendações gerais para problemas mais específicos. Explico. Cada paciente deve ser tratado como um universo diferente de abordagens e recomendações. Pedir para as pessoas NÃO escovarem seus dentes ao acordar pode fazer mais mal do que bem à população. Calma que vou chegar lá.

A minha recomendação é que você escove os dentes logo que acordar, após fazer um bochecho com água. Se conseguirm, escove também cerca de 20 minutos após o café da manhã. Se não, pode escovar logo depois.

Primeiramente, a pessoa que recomenda que você não escove os dentes pela manhã já parte do pressuposto que você escovou corretamente na noite anterior. Isso nem sempre é verdade. Aí a recomendação é que se escove os dentes 10 minutos após o café da manhã. No mundo maravilhoso da recomendação isso pode até funcionar, mas para a maioria das pessoas, a rotina não facilita as coisas assim. Muita gente não toma café da manhã em casa. Muitas pessoas não levam escova de dentes para o trabalho, ou trabalham na rua ou ainda não tem tempo ou local apropriado para fazer a escovação dos dentes. Entendam que se essas pessoas não escovarem logo que acordarem, só vão conseguir escovar os dentes de noite, se lembrarem.

São tantas nuances e informações que muitas vezes a gente se perde tentando explicar, mas vou insistir

Os vídeos viralizaram mesmo e tocaram em um ponto sensível onde não há um consenso estabelecido. Ademais, os vídeos recomendam a utilização de raspadores de língua para combater o mau hálito fisiológico advindo do jejum que fazemos quando dormimos. Essa recomendação não é errada ou ruim. Ela é boa e pode ser feita sim. Raspar a língua pela manhã ou antes de dormir é uma boa recomendação e pode ser feita ALÉM da escovação e do uso do fio dental. Porém, o principal é escovar os dentes.

Estamos em 2022, era tecnológica da informação rápida e simultaneamente, a era das fake news e da desinformação. Quem diria que o excesso de informação poderia ser pior que a falta dela. As pessoas ficam perdidas no meio de tantas recomendações e acabam seguindo aquilo que aparece mais. Ou ainda, as primeiras linhas que aparecem na busca do Google. Mesmo que aquilo não seja a melhor recomendação. No final das contas, nós, dentistas clínicos pagamos o pato tendo que desmistificar rotineiramente qualquer tipo de asneira que vem sendo recomendada na internet.

As pessoas dos vídeos dizem que o pH da boca é muito ácido quando acordamos. Isso é verdade. Entretanto, o pH da boca também é ácido após tomarmos um café, após as refeições ou após tomarmos um copo de suco de laranja. Logo após a ingestão de alimentos ou bebidas, a nossa saliva tem o árduo trabalho de reverter a acidez do meio bucal com sua capacidade tampão. Algo que demora entre 20 a 30 minutos. Por isso a recomendação atual é que se espere um pouco após as refeições para escovar os dentes. Além disso, você consegue curtir um pouquinho o gosto dos alimentos como doces e café após ingeri-los. Se não, que graça tem, não é?

O envelhecimento dos dentes é cada vez mais perceptível pelos dentistas pelo excesso de consumo de alimentos mais ácidos, mudanças de hábitos ou em bocas de atletas de alta performance

Enfim, essa história de nos preocuparmos com a acidez bucal e envelhecimento dos dentes é uma demanda atual. Seria uma recomendação individual. Tem gente que só enxerga isso nos consultórios atualmente e acaba achando que essa é a realidade da maioria dos brasileiros. Não é. Cerca de metade dos brasileiros não possui água encanada, portanto, não recebe a água de abastecimento tratada com flúor. Uma grande parcela não tem escova de dentes e não possui hábitos de higiene bucal. Somos o país com o maior número de dentistas do mundo e ao mesmo tempo com uma grande parcela de desdentados.

Para finalizar, acabo sendo o chato do contrário. Você pode sim escovar os dentes logo após acordar, como recomendação geral. Sem medo. Use o fio dental. Utilize pasta de dentes com flúor. A escova deve ter cabeça pequena e ter cerdas macias. Troque sua escova a cada 3 meses ou quando ela ficar descabelada. Use o raspador de língua uma vez ao dia. Qualquer um. Não precisa ser o de cobre, vendido nos perfis que recomendam que você não escove os dentes ao acordar. Preste atenção na sua alimentação e hábitos nocivos. Visite seu dentista pelo menos uma vez ao ano ou siga o plano de recomendações específicas traçado pelo seu dentista, de acordo com seus problemas bucais e riscos de cárie. Se ela ou ele identificar sinais de envelhecimento dental e pedir para você não escovar logo que acordar, aí você segue esta recomendação. 👊🏻

Um Abraço,

Luiz Rodolfo