O canal Discovery Home and Health mostra um programa chocante e diferente. O programa britânico “Bizarre E.R.” mostra casos incríveis e estranhos de um Pronto Socorro de Londres. No vídeo abaixo você acompanha um caso em que uma moça teve deslocamento e travamento da mandíbula:

[youtube]Kp8AzHIC0hM[/youtube]

(O vídeo não tem legendas em português, mas é de fácil entendimento.)

Esse deslocamento não é muito incomum. Eu tinha uma amiga no colégio que não podia abrir muito a boca que ela travava. A boca dela travou tantas vezes, que em certo momento ela já sabia colocar no lugar por conta própria. Ela saía correndo da sala de aula, de boca aberta, gritando e fora da sala ela encaixava de volta.

A técnica da médica é muito interessante e eu não conhecia. Não sei se é algo baseado em trabalhos científicos, mas faz muito sentido. Quem já tentou destravar uma mandíbula direto, na mão, sabe o quanto é difícil e que corre ricos de perder o dedão na hora que o osso voltar para o lugar. 

Para quem gostou do programa, a TV UOL deve ter outros episódios ou pode assistir no Discovery Home and Health. Porém, tem que ter estômago, viu? 

Este outro link leva você para um episódio completo dessa série “Bizarre E.R. (contém cenas fortes) onde em um dos casos uma menina foi atingida na boca por uma bola de golfe causando problemas dentais – http://tvuol.uol.com.br/#view/id=serie-mostra-casos-hospitalares-chocantes-na-inglaterra-04024E9B346CE4C91326/mediaId=11996479/date=2011-08-25&&list/type=user/codProfile=yaq680z51683/

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo