Definitivamente, o ano de 2010 foi um grande marco para mim e para outros cirurgiões dentistas, ou estudantes de Odontologia brasileiros, que resolveram se aventurar levando informação sobre saúde bucal de qualidade para o mundo da internet e das redes sociais. Entenda como se deu a formação da blogosfera odontológica.

Parte 1 

Temos que levar em conta que a internet não tinha essa eficiência e rapidez que tem hoje. Nem tínhamos um número tão expressivo de pessoas conectadas à internet. Olha, os próprios smartphones engatinhavam e todos os layouts de nossos blogs eram otimizados para PC ou Notebook – de onde vinham a maioria dos acessos.

Era tudo praticamente mato para a Odontologia em todo canto da Internet. O Orkut era a rede social onde todos estavam e seu maior trunfo entre os usuários brasileiros eram as comunidades. Duas comunidades muito grandes e badaladas dentro da nossa área eram a “Odontologia” e o “Pérolas da Odontologia”. A rede social que vinha aparentando crescimento e engajamento era o Twitter e foi por lá que comecei dando “dicas sobre odontologia” dentro de seus apertados 140 caracteres.

Se você tem o seu perfil odontológico hoje no ar, bombando no Instagram, entenda a história da comunicação odontológica na Internet e conheça seus “antepassados”

Nesse sentido, foi no Twitter que criei o primeiro perfil do @dicasodonto em setembro de 2009. Conforme minhas andanças diárias por essa rede, acabei por conhecer outros dentistas desbravadores dos meios de comunicação digital. Pessoas de diferentes estados brasileiros, diferentes idades, diferentes interesses, porém com um amor em comum: a consolidação e a recorrência dos assuntos relacionados a saúde bucal e a odontologia dentro da internet. Queríamos democratizar essa informação para pacientes e para dentistas. Assim, minha vontade era ser uma voz e ter a capacidade de abrir espaço para todas vozes oriundas do mundo da Odontologia dentro da internet.

Até hoje a mídia leiga eventualmente nos incomoda quando vai abordar assuntos dentro da área da saúde bucal. Apesar de tudo, as reportagens apresentam lados confrontantes sobre temas que nem sempre são consensos. Dessa forma, tudo acaba sendo muito superficial e frequentemente utilizam conceitos antiquados ou errados mesmo. Constantemente,  a edição de jornalismo corta informações importantes ou manipula as falas a seu bel prazer, criando embates desnecessários. Sem contar quando chama médicos para opinar sobre assuntos específicos da  Odontologia.

Blog, Portal, Canal. O objetivo da maioria dos blogs de odontologia da época eram ser fonte fidedigna de informação para pacientes e dentistas

Em suma, um grande amigo e colega de profissão, Dr. Rodrigo Bueno de Moraes, comentava com frequência sobre como temos médicos, economistas, advogados, professores de educação física e outros profissionais falando com recorrência em rádios e televisão sobre suas respectivas profissões. Por que não víamos ou ouvíamos dentistas falando sobre saúde bucal diariamente nessas mídias?

Ao passo que, baseado nessas premissas e nessa lacuna, criei o Blog Dicas Odonto que teve seu primeiro artigo publicado em 25/06/2010. “Seguindo as tendências e o desenvolvimento da Internet, o blog Dicas Odonto vem para falar de saúde bucal com uma linguagem clara, objetiva e com muito bom humor. Sempre baseado em fatos científicos e na experiência clínica, o blog vai dar espaço para o conhecimento e a troca de informações entre profissionais da área de saúde e pacientes.” Esse é o primeiro parágrafo extraído do artigo que acredito que seja o resumo do porquê fazemos e o que fazemos e porque ainda somos fortes hoje nas principais redes sociais.

Ocasionalmente, o objetivo sempre foi dirimir as principais dúvidas dos pacientes, discutir abordagens e questões éticas da profissão. Do mesmo modo, comentar notícias, falar sobre novos tratamentos e novas tecnologias, ajudar os colegas a gerir seus negócios, utilizar do bom humor e de linguagem mais simples para atingir um público maior. Deixar a Odontologia mais leve. Além disso, lidar com os mitos e tabus sobre saúde bucal. Tudo isso estava no pacote de ideias para artigos dentro da blogosfera.

Os links dos blogs ativos estão sobre os nomes. Clique para visitar e conhecer o trabalho dos dinossauros eugenólicos

Na mesma época, vários colegas e hoje amigos também lançaram ou já tinham lançado seus próprios canais nas redes. Similarmente, cada qual com sua identidade visual, especialidade, logotipo e premissa. Posso citar aqui os tão conhecidos e acessados blogs:

Blog do Dentista – do criador JV (falaremos dele abaixo) e hoje gerido por um grupo de dentistas

Vida de Dentista do dentista mineiro Fabricio Mendes

Odontodivas com presença ilustre das dentistas Juliana Lemes (Resende – RJ), Marjorie Lanzarin (Passo Fundo – RS), Marianina Cris (Bragança Paulista -SP), Elaine Batista (…) e da chefe Ana Tokus (Curitiba – PR) – que também é proprietária do blog Medo de Dentista

Ortoblog do dentista mineiro Leo Augusto

Te Vejo Por Dentro da dentista curitibana Kellen Belmont

– Profissão Dentista do na época estudante e hoje dentista alagoano Daniel Moreira

– Sofá do Dentista da dentista paulista Camila

– Ortodontia Para Todos do paulistano Alexandre Koga

– Tio Dentista,  do goiano Gustavo

– Pulpite do dentista baiano Geisson com o cartoons e personagens

– Pérolas da Odontologia do Basílio Bernal de São Paulo

OdontoBLOGia do dentista catarinense Frank Botega

– Clube do Fórceps do sorocabano Thiago Gimenez

a Juliana Barbosa com o Blog Dor Orofacial, Marcelo Cesa do Blog Bruxismo e Marcel Caetano do Endodontia Avançada e muitos outros.

Duvido que você, dentista, não conheça pelo menos um ou dois desses blogs citados acima!

Posteriormente, cito dentistas que colaboraram ou ainda colaboram com a história da blogosfera odontológica como George Bueno, Paulo Góes Filho, Carlos Wagner (PerioCarlos), o Victor Shuina do Espírito Santo, a gaúcha Silvane Franco, a carioca Aline Cerutti, a baiana Lilian Pauperio, a paulistana Paula Rollemberg (com o Blog Saudálito), a mineira Daiane Costa, a paulistana Célia Barral do Blog Odontostalgia, a santista Ane Bason, a Juliana Mariano, a Ariane Rezende, Dr. Edélcio Anselmo, o Ricardo Ferreira, Thales Wilson Cardoso e a nossa eterna seguidora e orgulho, a doutoranda paulistana Jaqueline Vanini.

Antes de mais nada, a Jaque é um caso à parte nessa história. Ela nos encontrou no twitter e nas comunidades do Orkut antes de entrar na faculdade de Odontologia. Já era fissurada pelos assuntos da Odonto e hoje é cirurgiã dentista formada pela USP, mestre e doutoranda em Diagnóstico Bucal, colaboradora do ambulatório de Estomatologia e Dermatologia do HC-FMUSP. Além disso, é docente do curso de extensão Seminários Avançados em Patologia Geral da FOUSP . Um orgulho trocarmos figurinhas hoje em um grupo de whatsapp.

Que experiência e networking formidável. Sobretudo, toda essa experiência me deu oportunidades sensacionais de ministrar palestras em congressos e faculdades por vários cantos do país.

Enfim, uma grande lista de pessoas que com certeza somaria mais alguns outros nomes (se esqueci de alguém mandem aí nos comentários) que ajudaram nessa 1ª geração da jornada da Odontologia na Internet. Eventualmente, nossas preocupações diárias eram escrever artigos relevantes, buscar novidades, encontrar maneiras de evitar que nossas imagens e criações fossem “roubadas” ou “kibadas”, sermos diferentes uns dos outros na abordagem dos assuntos e nossos números de acessos. A ferramenta do Google Analytics esteve presente desde o início e o contador do Blog Dicas Odonto já mostra mais de 3 milhões de visitantes nesses 11 anos de existência. Como resultado, são quase 1.000 artigos abordando saúde bucal para pacientes e dentistas com muito bom humor.

Afinal, alguns podem não concordar, mas toda essa geração de dentistas aficionados por odontologia na internet nasceu com ajuda da lenda, o dentista brasileiro radicado em Portugal, J.V. ou Netdentista. Primordialmente, ele já tinha o Blog do Dentista no ar antes da gente e posso dizer que todos nós fomos de alguma forma influenciados por esta figura um tanto quanto misteriosa. Trabalhamos como um grande grupo no início, utilizando uma lista de e-mails chamada “Blogosfera”, que depois azedou por conta de diferentes pontos de vista e discussões internas. Em conclusão, tomamos caminhos diferentes.

##FINAL DA PARTE 1

Um Abraço,

Luiz Rodolfo,

Com ajuda e revisão da Ana Tokus