No dia dos namorados o CFO (Conselho Federal de Odontologia) deu um presentão aos cirurgiões dentistas. Depois de tornar a Harmonização Orofacial uma nova especialidade por meio de uma resolução monocrática em janeiro, você nem precisa fazer o curso de especialização para ganhar o título na área. Sério!

Segundo Portaria CFO SEC-86 de 12 de junho de 2019, também terá direito ao registro como especialista em Harmonização Orofacial (HOF) o cirurgião dentista que já seja especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que comprove apenas 180 dias de atuação efetiva (seja lá o que isso quer dizer na prática) nos últimos 5 anos. Além disso, qualquer especialista pode requerer registro como especialista em HOF, desde que comprove esses 180 dias (6 meses) de atuação efetiva na área e um mínimo de 360 horas de cursos que contenham conteúdos práticos com pacientes utilizando preenchedores, toxina botulínica, fios faciais, lipoplastia facial, agregados leuco-plaquetários autólogos, mesoterapia, indutores percutâneos de colágeno e fototerapia facial. Uma comissão avaliará os pedidos de inscrição.

Então o Conselho está dando de lambuja esse registro. Quando me especializei em Periodontia e em Implantodontia, meus cursos de atualização, palestras e “atuação efetiva na área” não contaram horas e nem contam hoje. Para ser especialista em qualquer outra área é precisa um mínimo de 500 horas para Saúde Coletiva, Prótese Buco-Maxilo-Facial, Odontologia do Trabalho e Patologia. Para outras especialidades como Dentística, Endodontia e Periodontia é necessário um mínimo de 750 horas. Para Ortodontia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial um mínimo de 2.000 horas. Para Implantodontia 1.000 horas. Por que a “molezinha” com a Harmonização Facial?

Na minha opinião, isso é uma grande sacanagem com quem já está cursando uma especialização em Harmonização Orofacial. Esse dentista que vai pagar por um curso de 18 meses com mínimo de 560 horas e aulas práticas vai ter o mesmo registro de especialista de alguém que atua 6 meses na área e fez algumas atualizações. No fim de toda esta história, o paciente nem vai saber disso e os dentistas serão “equiparados por baixo”.

Eu sinceramente não entendi o porque dessa moleza para se tornar um especialista em HOF. Talvez seja uma pressa de ter uma quantidade grande de especialistas para futuras brigas judiciais com a Medicina? Ou talvez seja para que dentistas que tenham vontade de ser professores de HOF obtenham seus títulos com mais facilidade, já que estão atuando na área há mais tempo e possam abrir seus próprios cursos no futuro?

Com essa Portaria o Conselho criará uma leva de especialistas não tão especialistas. Isso significa certificação de serviços de menor qualidade, de profissionais que tem menos tempo de estudo e prática em certa párea de atuação. Claro que no meio destes, haverão cirurgiões dentistas que já atuam há tempo com a HOF e sabem muito bem o que estão fazendo, além de saberem resolver complicações oriundas dos procedimentos. Entretanto, teremos um bolo aí no meio que não estará totalmente preparado na especialidade.

Mais uma vez deixo minha posição sobre a HOF, já que tenho aqui no Blog vários artigos duros sobre o assunto (e que deixam algumas pessoas bastante irritadas a ponto de chamar coleguinhas para me xingar nos comentários): acredito que a Harmonização Orofacial seja sim uma atribuição do dentista, contando que seja UM COMPLEMENTO do tratamento nos dentes e gengivas. Primeiro a saúde bucal com função e estética e depois a estética da face como um todo baseado no planejamento intra-bucal. Porque teremos uma geração de pacientes que irão ao dentista e sairão de lá com a testa lisa pela aplicação de toxina botulínica e com cárie no dente. Complicado, não é?

Quer ter um título de especialista sem fazer especialização? Aproveite essa lambuja!

Um Abraço,

Luiz Rodolfo