Enfim, um capítulo da novela mexicana entre sociedades médicas e odontológicas chegou ao fim. A Harmonização Facial puramente estética foi mais uma vez “liberada” para os Cirurgiões Dentistas.

O processo judicial que barrou por meio de liminar a resolução 176/2016 do CFO (Conselho Federal de Odontologia) foi extinto agora em setembro de 2018. Cirurgiões dentistas podem mais uma vez realizar procedimentos como aplicação de toxina botulínica e preenchedores faciais para fins estéticos dentro de sua área de atuação. 

Segundo as principais sociedades médicas de Dermatologia e Cirurgia Plástica, isso não é bom. Entretanto, as associações, conselhos e sociedades odontológicas comemoraram a extinção do processo que gerou uma certa insegurança jurídica por quase um ano sobre procedimentos realizados por dentistas.  

Acredito que a Harmonização deveria ser sempre uma complementação de um tratamento odontológico, indo da boca para a face.

Ademais, é importante relembrar que o cirurgião dentista que vai realizar tais procedimentos precisa estar devidamente capacitado para aplicar botox e preenchedores. Além de saber resolver suas principais complicações. Hoje, surpreendentemente, a Harmonização e Estética Oro-facial não é uma especialidade e nem uma habilitação. Apesar disso, reitero que acredito que os dentistas que se aventuram por esta área deveriam se capacitar mais do que apenas fazer cursos de 48h ou 72h de carga horária. 

Paciente de testa lisa e cárie na boca?

Outro problema que sempre coloco em pauta ao conversar com colegas sobre o assunto é: tem paciente saindo de dentista com botox e preenchimento na cara, mas continua com cáries nos dentes. Há necessidade de se seguir um protocolo mais intrincado onde o dentista PRECISA ir para a parte estética depois de pelo menos fazer um exame clínico intra oral nos pacientes para resolver o básico que se espera de um dentista. 

Afinal, acho que devemos pressionar os conselhos e entidades odontológicas por mais controle sobre esses procedimentos e a inserção dessa matéria no currículo da faculdade de odontologia e a criação de uma possível especialidade baseada nos procedimentos da área. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto