Há algum tempo nos divertimos com memes que brincam com a “Expectativa x Realidade” do nosso dia a dia. É fato que um dos pilares do sucesso da Odontologia é saber lidar com a expectativa dos nossos pacientes. Pacientes que hoje são mais instruídos e exigentes em relação ao seu tratamento. Pacientes que frequentam diariamente as redes sociais e são bombardeados com os sorrisos super brancos e cheios de dentes das celebridades. É possível chegar a um consenso e trazer a expectativa dos pacientes para mais perto do que é a realidade?

Primeiramente

Cada um é cada um. Cada boca é diferente em seus detalhes, no formato dos dentes e no jeito que eles se encaixam. Trazemos as marcas de nossa vida nos dentes, com nossos hábitos nocivos, desgastes com bruxismo, uns usaram aparelho ortodôntico, outros tiraram o siso, alguns nunca trataram os dentes e ainda vemos que muitos perderam dentes precocemente. Tem gente que mastiga mais do lado esquerdo, outros escovam com muita força e vemos cada vez mais uma geração que está livre de cárie. Cada arcada dentária carrega uma parte determinada pela genética e outra pelo ambiente. Por isso, é impossível ter duas bocas iguais. Mesmo em gêmeos idênticos, porque estes possuem hábitos e estilos diferentes. Essa é a realidade. 

Tendo isso em mente …   

Não é saudável você ter os dentes iguais aos da sua celebridade predileta. Não é real. Vai ficar esquisito. Os dentes seguem padrões que imitam o seu rosto e as suas medidas. Porém, atualmente, vemos uma febre em curso: as redes sociais ditam comportamentos e tendências. Pior de tudo: as redes sociais estão longe de retratar a realidade. É todo mundo muito feliz a toda hora, com muito sucesso e muito “focado” e sempre auto-afirmando uma felicidade que não existe. E aquele sorriso branco, lindo, meio redondo que você vê exposto ali na rede social pode não ser tão perfeito assim. Porque sucesso na Odontologia não é uma foto de quando acabamos de cimentar os dentes definitivos. O sucesso está na longevidade dos trabalhos. De que adianta dentes lindos que quebram quando vamos nos alimentar? Que custam caro, mas duram pouco?   

Hoje os pacientes são muito mais entendidos, mas ainda chegam ao consultório odontológico com expectativas muito altas em relação aos seus tratamentos. Nem sempre é possível resolver uma boca com lentes de contato dental, por exemplo. Aliás, isso está muito longe da maioria dos pacientes. Suas indicações são restritas e elas serão a parte final de tratamentos odontológicos longos em casos de perdas dentárias precoces e dentes fora de posição. A expectativa de um estudante de odontologia do primeiro ano pode até ser totalmente diferente da realidade se ele se basear no que postam nas redes sociais. Ele pode achar que vai fazer facetas e lentes de contato todo dia, mas isso não é a realidade da Odontologia para 95% dos dentistas. A realidade é feita de restaurações, profilaxias, aplicações tópicas de flúor, tratamentos de canal, próteses móveis, fixas unitárias, extrações, dentaduras, clareamento, ortodontia.  

Como lidar com essa expectativa fora da realidade?

Na consulta inicial. Uma boa conversa, uma boa explicação, com uso de imagens, seja por meio de um tablet, um notebook, smartphone, impressos ou uma televisão. Por isso a consulta de avaliação inicial é tão importante para o dentista e para o paciente e ela DEVE ser cobrada. Ali é o momento de “dar o tom” do tratamento que virá. Momento de conhecer os anseios do paciente, suas expectativas e começar a aproximá-las da realidade. Momento de oferecer o seu trabalho, dar o seu diagnóstico, sua opinião profissional e ver se é isso mesmo que o paciente procura. Mostrar que muitas vezes o Instagram ou o Dr. Google estão equivocados porque aquilo ali não vale para todo mundo. 

É preciso ser dito: nem todo mundo tem osso suficiente para ter dentes fixos sobre implante, às vezes existe osso e não tem espaço na boca. Às vezes tem osso e espaço e o paciente não como pagar pelo tratamento. Nem sempre é possível salvar um dente. A gente até pode querer tentar porque o paciente não quer perder aquele dente, mas aí é hora de ser pragmático e se basear nos pilares da ciência e da experiência clínica e pensar: vai durar? Vai aguentar? Não é melhor pensarmos em longo prazo, para evitar retratamentos e aborrecimentos? A realidade é mais dura que a expectativa. Uma coisa é certa: o combinado antes não sai caro depois. 

A Odontologia evoluiu e evolui a olhos vistos de uma maneira absurdamente rápida. Nossos meios de diagnóstico e tratamento são muito mais abrangentes que simples lentes de contato dentais expostas nas mídias sociais. A ideia é sempre imitar a natureza e não imitar uma moda passageira. Que tal vender mais prevenção? Profilaxia e saúde? Procedimentos de todo dia do dentista comum. Na hora da consulta mostre aos pacientes que existem limites biológicos para a confecção de certos tratamentos. Muito mais legal trabalhar com a realidade do que com a expectativa irreal. Garante um sono tranquilo e sucesso profissional. 

Deixe seu comentário e suas experiências

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto