O futuro chegou. A tecnologia atual nos permite devolver sorrisos em um espaço de tempo muito menor do que antigamente, com precisão milimétrica. A novidade ainda não afeta todo o mercado odontológico, mas inúmeros consultórios nas capitais e maiores cidades do Brasil já contam com scanners digitais que substituem a moldagem convencional e fresadoras que conseguem “imprimir” um dente em blocos tridimensionais de cerâmica ou Disilicato de Lítio. Já estamos na era da Odontologia Digital.

Dente 11 Dicas Odonto

Os tratamentos odontológicos estão caminhando nessa direção. Menor número de consultas, aumento de qualidade e do conforto do paciente. Resoluções mais práticas. Com a especialidade da Endodontia, por exemplo, está sendo assim. Há alguns anos surgiram técnicas e tecnologias para que o dentista seja capaz de tratar a maioria dos canais em sessão única. Economizando tempo e evitando quedas de curativos, infecção por infiltração, fraturas dentais e consequentemente aumentando o sucesso dos tratamentos.

Para a odontologia estética a evolução não é diferente. Claro que é sempre bom frisar que cada caso é um caso e que grandes reabilitações com uso de implantes e enxertos ósseos precisam de mais tempo e menos imediatismo por conta do tempo de cicatrização e de osseointegração do nosso corpo. Ainda não é possível acelerar a biologia e o tempo deve ser respeitado. No caso do vídeo abaixo, você pode ver como um dente definitivo pode ser realizado em uma sessão.

[youtube]-_fMmJX8SBU[/youtube]

* O paciente já chegou com o dente 21 com prótese e queria mexer apenas no dente 11 por motivo de escurecimento e grande restauração em resina. Seu desejo era manter o aspecto e forma natural dos seus dentes. Em um planejamento maior, por exemplo, outros dentes poderiam ser englobados reconstruindo o sorriso por completo. 

Acompanhem abaixo uma entrevista com o Prof. Dr. Fernando Peixoto Soares,  sobre essas novas tecnologias e como elas estão afetando os dentistas e os pacientes: 

1) Então, é realmente possível ter seu dente de volta em uma sessão? Como que funciona?

Sim, hoje é possível graças a tecnologia CAD/CAM chairside. Este sistema funciona inteiramente dentro do consultório do dentista, portanto, não é necessário o envio para laboratório de prótese. O dente preparado é escaneado e então o dentista realiza o projeto 3D da restauração que é “impressa” por meio de uma fresadora, em um bloco de porcelana. Os ajustes, se necessários, são mínimos, pois o sistema é incrivelmente preciso. O processo convencional, que conhecemos, pode levar várias sessões e semanas entre idas e vindas do laboratório, enquanto que no processo digital, uma restauração unitária é realizada em uma visita de 90 minutos.

2)  Qualquer pessoa pode ter seu dente restabelecido na mesma sessão ou no mesmo dia?

Praticamente todos os pacientes podem receber restaurações em apenas uma visita. Logicamente, não contamos as visitas de planejamento e provas estéticas de mockup, de casos mais complexos. Apenas a visita de preparo, confecção e cimentação da restauração em porcelana. Reabilitações mais extensas são realizadas, geralmente por sextantes, em dias diferentes.

3) Quais são os tipos de trabalhos que a fresadora realiza, isto é, suas principais indicações? Quais são os materiais utilizados?

A fresadora pode fabricar uma vasta gama de restaurações. Inlays, onlays, coroas, facetas em porcelana, coroas e PPFs de até 4 elementos, sobre dentes e implantes Também realiza provisórios com até 4 elementos, apesar de ser rara a necessidade!

4) E como funciona sobre implantes?

As restaurações sobre implantes realizadas no sistema são incríveis, pois podemos trabalhar o perfil de emergência com precisão, por meio de pilares personalizados, que podem ser feitos em zircônia ou emax, também na fresadora, dentro do consultório.

5) Na sua opinião, o que significa para o paciente ter uma prótese definitiva feita em uma sessão?

Significa muito mais conforto, pois o paciente não passa pela moldagem com silicona e alginato, que causam ânsia e desconforto na maioria dos pessoas. Em dentes vitalizados, só é necessária uma anestesia. o paciente só precisa se deslocar uma vez ate o consultório, evitando várias horas de trânsito. Na vida moderna, isto é um grande benefício!

6) O dentista que não tem a fresadora, mas possui o Scanner também vai poder entregar trabalhos com mais rapidez e qualidade?

Sim, hoje existem laboratórios que conseguem entregar em prazos muito mais curtos, pois o arquivo enviado pela internet pode ser visualizado quase em tempo real. Muitas vezes, casos cujo escaneamento foi realizado pela manhã podem ser entregues a tarde. 

A precisão e qualidade das peças são a chave dessa nova era da odontologia estética. Tudo isso não tira o mérito e nem coloca em desuso os métodos convencionais de se realizar trabalhos protéticos. Esta é uma ferramenta que vem para somar no nosso dia a dia e beneficiar bastante os pacientes e os dentistas. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto