A odontologia está cada vez mais estratificada e mais parecida com a medicina. Com o aumento das pesquisas e da especificidade dos tratamentos, existe um mundo novo dentro de cada especialidade. Além disso, instituições e empresas que contratam dentistas vêm exigindo que o profissional tenha alguma especialização para participar de concursos ou processos seletivos. Como escolher sua área de especialização e quando fazer?

especialização odontologia

Infelizmente, não existe uma resposta simples e pronta para todos para a pergunta acima. O dentista precisa considerar vários fatores quando decide se tornar um especialista. A oferta de cursos é enorme atualmente, o que dificulta ainda mais a escolha. Os pontos principais a serem considerados são:

– Qual será a especialidade escolhida? 

Existem especialidades que “ficam na moda” durante certos períodos de tempo. O melhor conselho que podemos dar é que você escolha algo que você realmente goste. Assim o estudo da matéria e o trabalho subsequente vai ser mais agradável. Fazer uma especialização porque ela “dá mais dinheiro” chega a ser uma ilusão, porque isso depende muito mais do profissional, da clínica ou consultório e do local onde você trabalha do que da área de especialidade em si. 

– Quando fazer? Emendar com a faculdade? Ou aguardar alguns anos para escolher melhor?

O conselho que me foi dado assim que peguei meu diploma foi: atue como clínico geral durante 2 ou 3 anos para fazer de tudo e poder decidir sobre qual especialidade você realmente gosta. Por outro lado, tem gente que já se encanta com determinada especialidade durante a graduação, vira monitor e convive mais de perto com os professores. Nesse caso, vale emendar a especialização na faculdade. Sem contar que tem gente que ainda pode contar com ajuda dos pais para pagar o curso assim que sai da faculdade. Tudo deve ser considerado.

– Qual o curso devo escolher? 

Sou especialista em duas áreas – Periodontia e Implantodontia. No meu caso, escolhi os cursos porque conhecia (e conheço) os professores. Porém, isso é muito relativo. Procure um curso que tenha a abordagem, enfoque e filosofia que você procura. Converse com alunos já formados ou em formação para entender as opiniões sobre cada curso.  Tenho colegas fizeram curso em outro estado para buscar a filosofia de trabalho que estava procurando. 

A especialização me fez muito bem como profissional. Abrir a cabeça para as dezenas de filosofias, novos materiais, novas técnicas, novas abordagens e entender que é preciso muita prática para atingir a excelência.

Assista a esse vídeo do dentista Fernando Giovanella, com preceitos básicos para a boa escolha de um curso de especialização:

[youtube]EarUwapOehA[/youtube]

Boa sorte e escolham com os pés no chão

Equipe Dicas Odonto