O ano que passou foi atribulado, cheio de trabalho, um pouco cansativo, teve momentos tristes e momentos de vitória. Foi o ano do Selfie, da Copa do Mundo, da multiplicação de perfis odontológicos pelo Instagram, das nossas palestras “O Dentista nas Redes Sociais”, de apreensões de falsos dentistas, da modinha brega dos aparelhos diferenciados, do Silvio Santos apresentar programa sem dente, de problemas relacionados a saúde bucal serem escancarados no programa Fantástico da Rede Globo.

smiley

Percebo que cada vez mais que o dentista melhora um pouco a sua percepção em relação ao seu consultório ou clínica. Estamos presenciando a multiplicação de cursos de gestão e marketing voltados para os dentistas, além da multiplicação de empresas de consultoria para consultórios. É preciso haver um aumento do profissionalismo. É preciso agregar com uma equipe de saúde bucal com presença de TSB e ASB para que a produtividade e eficiência do consultório sejam melhoradas. O dentista precisa trabalhar com contratos e se proteger com prontuários completos e preenchidos.

Em 2014 perdemos grandes mestres da Odontologia. Os professores Antônio Guedes Pinto e Per-Ingvar Branemark. Grandes inovadores com legados revolucionários. No final do ano ainda houve uma tentativa de proibir o amálgama de prata na canetada no Rio de Janeiro, mas a saúde bucal prevaleceu com o veto do PL pelo governador. 

Além disso, o dentista deve ficar de olho nas contas e nos impostos. À partir de 2016 (ano em que faremos a Declaração de Imposto de Renda referente a 2015), a Receita Federal vai obrigar a informação do CPF das pessoas físicas que fizerem pagamento aos profissionais liberais. Uma conversa com um contador pode influenciar os rumos do seu negócio. Quem sabe não vale a pena abrir uma empresa? Continuar como pessoa física? Tudo vai depender de como anda a sua empresa.

Na parte econômica, 2015 promete ser um ano ruim.  A mídia já propaga esta informação há alguns meses. Tenho conversado com colegas e muitos me confessaram que o trimestre final de 2014 teve um movimento diminuído. Isso não é motivo para desânimo. Isso é motivo para um melhor planejamento, colocar as contas na ponta do lápis e inovar. 

Enquanto isso, nosso Blog continuará se esforçando para fortalecer a imagem da Odontologia e do cirurgião dentista. Sem abaixar a cabeça, vamos à luta. Tem espaço para todo mundo que se dedica e que sabe realizar seu trabalho com capricho. “Simbora” fazer um 2015 sensacional? Vamos juntos com um largo sorriso no rosto!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto