Sorriso gengival – Mais um caso de sucesso na especialidade de Periodontia e estética gengival. O curioso sobre este caso que a paciente já tinha um sorriso bonito e harmonioso, porém a cirurgia de recontorno poderia melhorá-lo mais ainda.

Pela foto inicial é possível perceber que a paciente já possui um sorriso harmônico. Eu não chamaria de “Sorriso Gengival”. Porém, seu sorriso a incomodava por apresentar algumas pequenas imperfeições quando comparados os lados esquerdo e direito. Ao realizar o exame clínico, foi possível perceber com uma sonda periodontal que havia uma porção de dente “escondida” por baixo da gengiva, cerca de 2 mm. A retirada dessa medida de gengiva e um procedimento de “peeling gengival” para diminuição da espessura deixaria esse sorriso ainda mais bonito. 

A própria paciente notou que havia um certo desnível (quase imperceptível) para a esquerda. Sendo assim, o objetivo foi alinhar a margem gengival, tirando mais gengiva do lado esquerdo do que do direito. Nessa técnica não houve necessidade de retirada de osso, apenas gengiva.

Pós-operatório de 10 dias com ótima cicatrização. O canino do lado esquerdo (dente 23) ficou um pouco machucado e parecendo mais alto, porém para isso, é necessário aguardar mais um pouco para a total cicatrização gengival, que ocorre em média em 45 dias. A foto final está muito mais bonita, mostrando que aumentamos a harmonia do sorriso da paciente.

Você pode perceber como dá a impressão de que os dentes “aumentaram de tamanho”, em comprimento. Os caninos estão mais proeminentes, ficando na mesma altura dos incisivos centrais e o incisivo lateral um pouco abaixo, mostrando menos gengiva ao sorrir. Não há mais desnível descendente para a esquerda.

*** As imagens do resultado final não são publicadas por causa do Código que Ética Odontológica que não permite a publicação de imagens “Antes e Depois”. Agradeço a compreensão. Acreditem em mim. Ficou muito bacana. ***

Um abraço,

Equipe Dicas Odonto