Uma doença com nome feio – Endocardite Bacteriana. Suas complicações são feias também e sua principal origem? Bactérias da boca! Exatamente. Os bichos virulentos que vivem na sua boca podem pegar uma carona na sua corrente sanguínea e parar nas válvulas do coração.

Luis Gustavo

Recentemente, vimos os sites de notícia falarem da internação do ator Luis Gustavo, bem conhecido por vários trabalhos na televisão, como o Seu Vavá, do seriado Sai de Baixo. Hoje, dia 07/11/2013, as notícias são boas, pois ele passa bem segundo notícia do site G1A causa da internação? Endocardite Bacteriana. Uma afecção grave do coração que pode matar cerca de 20% dos portadores da doença. Além disso, o ator já possui uma prótese de válvula cardíaca, colocada em 2011, o que aumenta seu risco. O mais interessante: essa doença pode começar com bactérias vindas da boca.

Na maior parte do tempo, nosso sangue é livre de bactérias. A não ser que tenhamos uma infecção ativa em qualquer lugar do corpo. Qualquer infecção deve ser tratada com eficácia e urgência. A cada dia que uma infecção persiste em sua boca, por exemplo, há chances de bactérias entrarem na corrente sanguínea. Já discutimos alguns problemas desse tipo na postagem sobre MEDICINA PERIODONTAL (clique e saiba mais)

Algumas bactérias que vivem em infecções da boca podem “pegar carona” na corrente sanguínea e chegar até o coração. Elas “grudam” nas válvulas cardíacas e causam uma inflamação. Se essa inflamação não for identificada em tempo, a doença pode matar o indivíduo. Por isso devemos ficar atentos.

endocardite

Os principais sintomas da Endocardite Bacteriana são febre sem causa aparente, calafrios, falta de ar, insuficiência cardíaca, entre outros. Vale a pena não ficar muito tempo sem fazer avaliações cardíacas e exames para ver a integridade das suas válvulas. E vale mais ainda PREVENIR a bacteremia (presença de bactérias no sangue) tendo uma ótima higiene oral. Se sua boca tiver livre de infecções, suas chances de desenvolver essa doença são mínimas.

Pacientes com problemas em válvulas cardíacas devem ter cuidado redobrado com a higiene bucal para prevenção dessa doença, pois são considerados de alto risco. O dentista deve ficar bem atento com esses pacientes, na hora de realizar tratamentos invasivos. Em muitos casos é interessante entrar com medicação antibiótica profilática e terapêutica.

Mais um grande motivo para você deixar sua boca limpa, bem escovada, passando fio dental e indo regularmente ao dentista. Estimamos melhoras ao ator Luis Gustavo.

Leia mais – Endocardite no Ortoblog