A pesquisa é bem recente é já causou furor em comentários na Internet. Essa pesquisa foi feita em bocas de ratos, com urina humana. Ainda não se sabe se seria válido levá-la para frente e fazer testes em bocas de seres humanos. Existem lugares mais interessantes do que a urina para se conseguir células tronco, não?

Fonte - Figura 2 - http://www.cellregenerationjournal.com/content/pdf/2045-9769-2-6.pdf

Fonte – Figura 2 – http://www.cellregenerationjournal.com/content/pdf/2045-9769-2-6.pdf

As células tronco sempre foram vistas como “A” solução definitiva do futuro para perdas dentárias desde o início deste século. Na teoria, seria apenas extrair uma célula tronco de algum local específico e depois inseri-la em um meio onde ela seria guiada para se transformar em um dente saudável novinho em folha, com todas suas estruturas. Claro que na hora de colocar essa teoria em prática, existem vários entraves e as coisas não são tão simples assim.

Os pesquisadores chineses publicaram hoje no Cell Regeneration Journal e não tiveram 100% de sucesso na formação de um dente, como muitos sites de notícias leigos publicaram por aí em suas manchetes. O próprio título do artigo em inglês – “Generation of tooth-like structures from integration-free human urine induced pluripotent stem cells” – Tradução – “Geração de estrutura parecida com dente de livre integração de células tronco pluripotentes induzidas da urina humana.” Os autores da pesquisa afirmam que a estrutura formada é muito parecida com um dente, inclusive com presença de órgão do esmalte, dentina e polpa, porém, a estrutura é bem menos rígida.

Existem muitas pesquisas sobre este assunto ocorrendo no mundo, atualmente. Pesquisadores estão tentando ver o verdadeiro potencial das células tronco extraídas do cordão umbilical e da polpa do dente de leite, por exemplo. Essas duas fontes de células seriam muito mais seguras e interessantes para o formação de um dente completo. Porém, devemos entender que é necessário pesquisar quaisquer tipos e origens de células para se ter certeza de suas propriedades e entender melhor seus mecanismos de ação. É uma sequência de tentativas e erros. Por isso a pesquisa desses cientistas chineses não pode ser considerada menos importante.

Veja o artigo completo, com fotos das lâminas examinadas – AQUI

Veja o resumo do artigo original – AQUI 

Fonte – http://www.cellregenerationjournal.com/content/2/1/6/abstract

Veja também no Profissão Dentista

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto