Sem alarde! Ninguém vai precisar parar de beber vinho. Nem tinto e nem branco. Uma pequena pesquisa na Internet me levou ao estudo de 2009 da dentista alemã Brita Willershausen e colaboradores sobre os efeitos do vinho sobre os dentes. Suas conclusões foram que o vinho branco provoca mais danos ao esmalte do que o vinho tinto. Como interpretar esta informação?

Vinho branco e dente Dicas Odonto

A gente precisa prestar muita atenção em tudo que lemos na Internet. Na maioria das vezes recebemos as notícias pelos sites que estamos acostumados aqui no Brasil – G1, Veja, R7, Uol, Terra, IG e etc. Muitas notícias que estes sites nos apresentam em seu dia-a-dia são os chamados “clippings”. Um tipo de “recorta e cola” da Internet. Não sei se vocês sabem, mas quase todas notícias internacionais da coluna “Ego” da Globo.com são traduzidas do site da Revista People, por exemplo. A tradução pura e simples com uma pequena linha ao final do texto: “Fonte – People.com”. Não foi uma fonte para a suposta criatividade do site de notícias. Geralmente, vemos o artigo todo copiado de cabo a rabo, apenas traduzido.

Tendo deixado isso claro, eu fiz o caminho inverso. Digitei “Vinho branco esmalte” no Google e a 6ª página que aparece é o site da Veja. Cliquei lá e li a notícia: “O vinho branco danifica mais os dentes do que o tinto? Segundo uma pesquisa recente publicada no jornal Nutrition Research …“. Então procurei o site do Journal citado e na busca achei o artigo, mas como é de praxe nessas publicações, temos acesso apenas ao resumo da pesquisa. Fazendo a mesma pesquisa em inglês, no Google, encontramos centenas de notícias idênticas. Pronto. Está espalhado e ninguém mais pode dizer ao contrário: Vinho branco faz mais mal para os dentes que vinho. Será?

A resposta que eu posso dar para vocês, caros leitores, é a seguinte: Não sei. Esse estudo em particular mergulhou alguns dentes por 24 horas em vários tipos de vinhos tintos e brancos. Depois pôde concluir que o vinho branco danificou muito mais o esmalte que o vinho tinto in vitro. Isso é fato. Porém, quando você bebe vinho, você fica segurando  ele 24 horas na sua boca? Claro que não! Então você não precisa ficar com peso na consciência se quiser apreciar um bom vinho branco. Em ciência funciona assim: a teoria precisa ser provada e corroborada sempre, por VÁRIAS fontes e não apenas por um estudo in vitro para ser considerada uma verdade hoje. Mais tarde, alguns estudos podem mudar o jeito que vemos as coisas e as teorias se renovam.  

Poxa, então esse estudo não serviu para nada? Não! Também não é assim. Podemos tirar algumas lições de um estudo como esse: 

– Antigamente, nos preocupávamos muito mais com o vinho tinto e o seu poder de manchar os dentes. Esta pesquisa mostrou que a ação do vinho branco também é nociva aos dentes. O que acontece é a conhecida Erosão Ácida – dano químico sobre o esmalte dental causado por alimentos com pH muito ácido (exemplo: sumo de limão, refrigerantes, vinho tinto e (agora sabemos também) o vinho branco.

– Com estas informações em mãos, o mais importante de tudo não é deixar de consumir esses alimentos, mas sempre ESPERAR DE 15 A 20 MINUTOS PARA ESCOVAR OS DENTES DEPOIS DO CONSUMO. O pH ideal da boca é básico (acima de 7). Quem ajuda a regular isso tudo? A saliva! A chamada capacidade tampão da saliva trabalha para que o pH ácido da sua boca vire básico. Isso demora de 15 a 20 minutos. Então, deixa sua saliva trabalhar e não esfregue a escova sobre seus dentes logo depois de consumir alimentos ácidos.

– A Erosão Ácida do vinho branco causa micro-abrasão, isto é, mini buracos no seu esmalte. Isso aumenta a chance dele ficar manchado com o consumo de café, vinho tinto, açaí e etc. Talvez uma resposta para aquela sua pergunta: porque o clareamento dura bem menos nos meus dentes? Pode ser que seja pelo elevado consumo de alimentos de pH ácido.

– Uma boa notícia é que o efeito do vinho branco é diminuído se você consumir queijo junto com ele, segundo os especialistas. Quem quer que tenha inventado o “Queijo e Vinho” acertou em cheio. Não é nenhum segredo também. O queijo ajuda a equilibrar o pH bucal. 

O bom da Internet é justamente o ruim da Internet: a quantidade de informação. Logo que a pesquisa saiu em 2009, o site inglês Daily Mail apresenta uma reportagem sobre o artigo científico (nem sei se ele foi o primeiro, mas é um site citado como fonte diversas vezes, em sites de notícias nacionais e internacionais). Aí centenas de sites em inglês copiam a mesma notícia. Sites daqui do Brasil, quase que instantaneamente, replicam a notícia em português, como por exemplo o da Veja AQUI. Pronto. Está aí sua verdade. Vinho branco faz mais mal que vinho tinto PORQUE TODO MUNDO ESTÁ FALANDO ISSO. Não é porque todo mundo está falando que isso é uma verdade absoluta. 

No fim das contas, qual vinho faz mais mal? PROVAVELMENTE, o vinho branco como este estudo sugere, mas eu diria que precisamos de mais estudos nessa área para ter certeza. Quem sabe fazer testes nos dentes de degustadores de vinho? Algum estudo in vivo? Outro estudo in-vitro em diferentes condições? Por isso, muito cuidado ao ler uma notícia. Veja e visite a fonte. O que vai servir para você no dia-a-dia são as informações destacadas em azul acima. Vamos cortar uns queijinhos e servir o vinho? 

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto