Hoje, dia 21 de janeiro de 2013, tivemos um evento histórico para a odontologia de São Paulo e do Brasil – o primeiro Debate entre os candidatos à direção do CROSP. Graças ao apoio da Turma do Bem e do Jornal Folha de São Paulo, com grande colaboração do Dr. Fabio Bibancos.

Eleições CROSP Dicas Odonto 2013

O Blog Dicas Odonto, mostra em primeira mão e com exclusividade, um pequeno resumo deste grande debate que teve duração de quase duas horas.

Chapa 01 – Dr. Edgard Crosato

Chapa 02 – http://www.novaodontologia.odo.br/ – Dr. Januário Napolitano

Chapa 03 – http://www.odbcrosp2013.com/ – Dr. Vicente Mauro Neto

Chapa 04 – Dra. Soraia Marangoni – Não participou no debate

Chapa 05 – Dr. Claudio Miyake

Chapa 06 – http://renovacrosp.wordpress.com/ – Dr. Alexandre Rangel

Conheça um pouco as chapas e suas principais propostas para melhorar a Odontologia de São Paulo:

Principais temas do debate:

Sobre exame de proficiência profissional na odontologia:

Chapa 01 – Defende a implantação do exame, seguindo o molde norte americano. Além disso, a ideia seria regionalizar o exame, se possível.

Chapa 02 – Defende a implantação do exame, mas não nos moldes da OAB. O exame deve seguir moldes de testes realizados nos Estados Unidos e Canadá.

Chapa 03 – O exame de proficiência deve ser debatido entre os colegas, junto com os conselhos.

Chapa 05 – Apoiam um maior controle das universidades e que o exame não resolveria a situação em que a odontologia se encontra.

Chapa 06 – É contra o exame, pois acabaria punindo o aluno e não as instituições de ensino. A graduação deveria melhorar e corrigir seus próprios problemas.

Todos falaram do grande número de faculdades de odontologia que foram abertas nos últimos anos, que acabaram inflando o mercado.

Como melhorar a Saúde Bucal da população em geral, valorizando o dentista?

Chapa 01 – Valorizar os dentistas com a equiparação salarial e plano de carreira para dentistas que trabalham na prefeitura com uma modificação na legislação.

Chapa 02 – Mudanças estruturais como o exame de proficiência, nos moldes citados anteriormente e  mudanças no currículo, além de valorização do dentista.

Chapa 03 – A responsabilidade da melhoria da saúde bucal básica deveria ser mais valorizada nas esferas governamentais. Equiparação salarial também foi citada, para melhor valorizar o dentista.

Chapa 05 – O gestor público deve valorizar a saúde bucal e a população tem que reconhecer que o dentista é importante. A remuneração melhor será consequência de tudo isso. Aumento dos dentistas nas equipes do PSF.

Chapa 06 – Com formação de grupos de trabalho para que os dentistas atendam pelo SUS dentro de seus próprios consultórios. Os pacientes seriam referenciados aos consultórios particulares cadastrados pelo próprio SUS.

Como valorizar o trabalho do dentista em relação os planos de saúde odontológico?

Chapa 01 – Reeducação da classe odontológica através de campanhas, pois nenhum dentista é obrigado a se credenciar em planos de saúde. Chamar atenção das empresas para que haja melhoras no preço cobrado à população.

Chapa 02 – Com negociação e mobilização da categoria. Inserção dos auxiliares e técnicos em prótese dentária no conselho e envolvimento dos universitários para grande mobilização. União das entidades.

Chapa 03 – Bandeira principal da chapa 03. Haverá certificação dos melhores convênios, aqueles que respeitam a classe e muitas negociações. A chapa 03 surgiu na formação da Rede Una, empresa formada pela união de três grandes convênios odontológicos.

Chapa 05 – Educar o dentista. O dentista deve colocar tudo na ponta do lápis e ver se atender convênio vale à pena. O dentista deve ter canais abertos no conselho para ajudá-lo na conscientização.

Chapa 06 – Exemplos citados de como os planos de saúde funcionam no exterior e comparou a estranheza que acontece aqui no Brasil – a capacidade que os convênios têm de glosar procedimentos apenas para gerar mais lucro. Isso deve mudar.

Como cada chapa pretende gerir o orçamento de cerca de 30 milhões (10 milhões vão para o conselho federal e 20 ficam com o CROSP) ao ano? Haverá transparência?

Chapa 01 – Modernização com economia e sem esbanjar dinheiro. O Dr. Edgard prestou homenagens à tesoureira da época em que ele esteve atuante no conselho.

Chapa 02 – Começar com um portal de transparência. Houve críticas duras ao jornal do conselho. O Dr. Januário citou o Ministério Público e uso indevido do jornal do CROSP.

Chapa 03 – Aumentar e melhorar a informação aos dentistas. É preciso mudar o modo de atuação do conselho. O Dr. Vicente Mauro Neto acha que é hora e mudança, pois já são 20 anos desta administração.

Chapa 05 – O conselho é uma grande empresa, com dinheiro aplicado de modo transparente, porém não aparente. A verba está sendo usada com a modernização do parque tecnológico das seccionais.

Chapa 06 – Estudo das contas para criar um fundo de investimento para uma grande campanha de valorização da odontologia, semestral, com ajuda de parceiros.

     ———————————————————————————————

Na fase de perguntas entre os candidatos, tivemos vários assuntos importantes discutidos. Oferecimento de planos de saúde odontológico em lojas de departamento, formação, informação do dentista e qual o verdadeiro papel do conselho regional de odontologia de São Paulo. Ficamos sabendo sobre algumas histórias do CROSP e outras do CFO. Os candidatos falaram muito em renovação para a melhora da odontologia. Agora é com vocês, dentistas! Vamos brigar por uma odontologia melhor.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto