Acompanho há muitos anos a evolução do aprendizado da prótese sobre implantes. Engraçado pensar que essa especialidade já foi considerada uma atividade extremamente complexa, principalmente em razão de uma suposta necessidade de mudanças radicais na rotina do clínico geral.

Como participo ativamente da mudança desse paradigma há mais de 20 anos, posso dizer com muita segurança que isso mudou.

Nesse período vimos a explosão do número de cursos de implantes, muitas vezes apenas com um enfoque cirúrgico, mas também os que ensinam a fase restauradora diretamente na cavidade oral dos pacientes tratados.

Entretanto, quase todos os cursos de prótese sobre implantes que se utilizam de manequins como material didático, certamente tiveram como inspiração as ideias que amadureci juntamente com o grande amigo e professor Alber Barbara (diretor fundador da Clínica Inco 25 (http://inco25.com.br/), no Rio de Janeiro a partir de 1995.

Hoje, depois de tantos anos organizando e participando de encontros em vários estados do Brasil, pude entender as principais dificuldades do aprendizado das técnicas restauradoras em implantes, independentemente do nível de experiência do aluno.

Associando minhas três paixões profissionais, isto é, o trabalho clínico de planejamento e reabilitação oral sobre implantes, o ensino de sua vasta variedade de modalidades técnicas e a Internet, decidi em 2009 que seria o momento de difundir ainda mais esse método de aprendizado para não especialistas de forma ainda mais abrangente. 

Daí veio a ideia de criar o curso Protimplant Online que oficialmente foi ao ar em julho de 2011, depois de quase 2 anos de gestação .

Com ele procurei associar vários recursos do que considero o futuro/presente em educação continuada, dando aos profissionais realmente interessados plenas condições de aprender como desenvolver sua atividade clínica no ritmo que considerar mais adequado, sem se ausentar do consultório.

Tão fascinante quanto possa parecer, quero dar uma nova dimensão a palavra “investimento”, ao mostrar que o produto resultante das aulas práticas, isto é, os manequins com restaurações protéticas, vão servir como material didático no consultório, facilitando a comunicação profissional/paciente durante a proposta de tratamento.

Por essas e outras razões, tenho tido a grata satisfação de receber uma excelente repercussão dos meus alunos, mesmo daqueles que optaram em adquirir o  PLANO 1 , que se refere ao curso completo ONLINE 

Claro que sei que o treinamento clínico e o estudo científico continuado são fatores fundamentais para o aprendizado de qualquer técnica em odontologia.

Mas sei também que existem ocasiões que nossos colegas, contra a sua vontade, precisam encaminhar o paciente que requer tratamento ao especialista fora de sua jurisdição, frustrando a sua plena realização profissional e financeira.

Considero que o Curso Protimplant Online supre tanto esses, quanto tantos outros colegas que não têm oportunidade de participar de cursos presenciais, seja porque programas mais longos não apresentam a almejada garantia de retorno rápido do investimento, seja porque quando ministrados fora de suas cidades, exigem a natural  ausência periódica do consultório.

Tenho muita satisfação em apresentar o Curso Protimplant Online aos seguidores do Blog Dicas Odonto, que têm no meu mais novo parceiro,  Luiz Rodolfo, uma pessoa interessante e interessada em difundir aspectos tecno-científicos, éticos e divertidos da nossa profissão.

Deixe-nos a sua opinião sobre o tema abordado que ficarei extremamente feliz em trocar ideias sobre esse ou outros assuntos relativos ao ensino online da odontologia.

Att.

Prof. David Harari