Como plantonista de Pronto Socorro Odontológico vejo várias coisas curiosas. Dessa vez, uma senhora chegou ao atendimento com uma cara de triste, sem dor e com algo enrolado em um guardanapo. Ao abrir o guardanapo, surpreenda-se comigo:

É isso mesmo. Uma prótese fixa que fraturou no dente 33 e 32. Além disso, os dentes 43, 42 e 41 estavam com problema periodontal severo. Tão severo que o corpo “expulsou” esses dentes do alvéolo. Pior que a paciente ainda tinha esperanças de recolocar esta prótese no lugar.

Fica aí o aviso para aqueles que não cuidam de sua saúde bucal. Esse tipo de coisa não acontece da noite para o dia. Nem de uma semana para outra e muito menos de um ano para o outro. Segundo a paciente, esta prótese tinha mais de 10 anos. São 10 anos de negligência que levaram à perda da prótese, alguns 20 e poucos dias antes das festas de final de ano.

A única coisa que pude fazer, foi garantir a limpeza dos alvéolos e facilitar sua cicatrização, diminuindo as chances de uma alveolite. Anestesiei o local, irriguei com bastante soro, curetei para fazer sangrar e suturei para me certificar da estabilização do coágulo para a correta cicatrização do local.

Se você não quer ter surpresas com suas próteses ou seus dentes, não espere doer ou uma tragédia acontecer. Vá ao dentista regularmente!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto