4º DIA

Baseado no época em que fiz faculdade e usando um pouco de humor, vou tentar reproduzir alguns dias na minha vida de acadêmico que foi de 1998 até 2001.

“Hoje é terça-feira, falta muito para a sexta… Periodontia não me interessa muito, ainda mais a parte teórica, cheia de graus, níveis e classificações (mal sabia eu, que seria especialista em Periodontia um dia). Baseado nestes graus e escalas de doenças, resolvemos fazer uma Escala de Graus de Bebedeira. Como sempre o grau Zero era a ausência de doença, para nós, o grau Zero foi estipulado como “Sóbrio” e daí para frente foi surgindo a escala.

Engraçado como cada um se fecha no seu próprio mundinho quando não presta atenção na aula. Dois ou três dormem, com a cabeça sobre os braços cruzados na carteira. Um dorme sentado e cada vez que sua cabeça pesa para trás, ele acorda assustado, reproduzindo a legítima “pescada”. Ih, estão pintando as unhas de um dorminhoco com Liquid Paper* lá atrás. E eu, pelo jeito, tenho mania de reparar no que acontece à minha volta.

A aula está muito boa e eu gosto desse professor, mas hoje está difícil de prestar atenção. Atrás de mim uma galera conversa baixinho e no fundo da sala uma menina faz a cutícula de um colega. Sério, o cara está com uma das mãos imersa em um potinho com água e a outra na mão dela, que tira pedaços de pele com um alicate. Não deixa de ser um instrumento usado em Periodontia, para acabamento de gengivectomias.

Com meia hora de aula, meu celular, um Motorola Star Tac azul marinho, com a antena meio torta, começa à vibrar. Atendo e acho estranho ouvir a voz do meu pai. Por alguns segundos não entendo o que ele fala e peço para que ele repita. O dia mal começou e uma notícia absurda dessas é difícil de ser processada. Agradeço e falo para um colega ao meu lado: “Um avião bateu no World Trade Center! Vamos pro bar, lá tem TV”.

Saio da classe, desço as escadarias correndo e atravesso a rua para chegar ao famoso Bar da Rô. O Beto, a mãe da Rô e a própria Rô estão hipnotizados pelo prédio em chamas na TV. Fico pensando que pane deve ter acontecido no avião para se chocar assim com um prédio. Ninguém sabe de nada sobre o acidente. Eis que outro avião vem e bate, ao vivo, na outra torre do World Trade Center. Um absurdo sem tamanho. Na hora, me lembro das fotos que tirei lá de cima, há quatro anos atrás. O resto do dia de hoje vai ser para acompanhar o desenrolar desse desastre terrível.”

Todo mundo se lembra o que estava fazendo ou onde estava no dia 11 de steembro de 2001. Eu estava em uma aula de Periodontia. E vocês? Lembram?

Casualmente, o presidente Barack Obama anunciou ontem que Osama Bin Laden, o terrorista por trás dos ataques às Torres Gêmeas, está morto. Os norte-americanos comemoram e vêem um certo ar de fechamento nessa história toda que abalou o mundo.

*Liquid Paper = Hoje conhecido como “Branquinho“, corretivo.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto