Eu sei que você é canhoto só de olhar para seus dentes. Não, eu não estudei na Escola de Magia de Hogwarts. Também não sou amigo do Mr. “M”, senhor dos segredos da mágica. Sou apenas dentista.

A escovação dos dentes é um hábito diário que deve ser adquirido por todo mundo para a conservação dos mesmos na cavidade bucal. A escovação deve ser feita 2 ou 3 vezes ao dia, acompanhada do uso do fio dental ou escovas interdentais, dependendo da indicação.

Tem muita gente que só escova bem os dentes antes de ir ao dentista. Messa hora eles capricham. E sabe que ninguém engana a gente? Sério mesmo. Uma pessoa que não escova os dentes regularmente, apresenta inflamação gengival e sangramento. Basta um leve toque da nossa sonda para que a gengiva comece a sangrar se estiver inflamada. No estágio inicial, chamamos isso de gengivite. A gengivite é totalmente reversível, com raspagem e limpeza do dentista somado à higiene bucal praticada em casa.

Os acadêmicos de odontologia podem reparar: dentista quando escova os dentes tem mania de demorar e andar pela casa escovando os dentes. Comigo acontece! Quando me dou conta, percebo que estou na sala quase babando aquela pasta toda. Se você ainda não pegou essa mania, acadêmico, ainda está em tempo.

E podem tirar o cavalinho da chuva, aqueles que acham que arrancar seus dentes e colocar implantes é a salvação. Com os implantes deve-se ter cuidado redobrado na escovação! Quem usa dentaduras também deve escová-las. Não dá para fugir disso. Ainda é o melhor método que existe e vejam só: a boca é a porta de entrada do nosso corpo! Se ela estiver suja, um pouco dessa sujeira vai para dentro do seu corpo e pode causar doenças mais graves. Lembrem-se do exemplo do tapete sujo na porta da sua casa. Todo mundo que pisar no tapete sujo e entrar em sua casa vai espalhar essa sujeira pelos outros cômodos. 

Certo dia, no consultório, avaliei um paciente e perguntei para ele: “O senhor é canhoto, não é?”. Ele me olhou com uma cara de espanto e respondeu: “Sim, como você descobriu?”. Eu poderia ter visto ele assinando o cheque, mas isso foi antes dele pagar. Ao olhar seus dentes, reparei que o lado direito estava bem mais limpo do que o esquerdo. Na nossa pressa diária,  levamos a escova direto para o lado oposto da nossa melhor mão. E quem escova os dentes na correria não percebe e esquece de voltar a escova para o lado da mão que a segura. Claro que no caso desse paciente estava bem nítido, mas nem sempre é possível enxergar essa diferença.

A escovação deve ser como um ritual. Deve-se prestar atenção ao que se está fazendo. Lembrar dos dentes do fundo, da parte de trás dos dentes da frente e da língua. Muitos casos de mau hálito se resolvem escovando a língua, removendo aquela massa esbranquiçada que fica parada em cima dela. Depois de tudo escovado, vem o fio dental (ou antes – dependendo da indicação). Com calma, dente a dente ele vai removendo o que a escova não tira.

Então, da próxima vez, não tente ludibriar seu dentista. Ele pode até fingir que acredita, para não ficar chato, mas ele sabe, só de olhar, se você escova bem e com frequência. O mais importante é pensar que você não escova os dentes para fazer bonito para o seu dentista, mas você faz isso para que você fique bonito(a).

Aqui fica uma dica de vídeo que ensina escovar os dentes:

[youtube]07knbb-mhnA[/youtube]

Esqueça a propaganda e a moça bonita. Veja que a técnica é simples e às vezes bem diferente do que você está acostumado à fazer.

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo