Esse Post número 50, marca a estréia do Dr. Marco Aurélio Gapski no site DicasOdonto.

Dentre os inúmeros acidentes que podem ocorrer durante a prática esportiva, os acidentes dentais são os mais comuns quando trata-se de trauma de face.

Segundo a Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso do protetor bucal PERSONALIZADO diminui em 80% o risco do trauma dental.

Baseado nesses dados, discutiremos a diferença entre os protetores bucais personalizados e os pré-fabricados.

PROTETOR BUCAL PRÉ-FABRICADO (”FERVE E MORDE”)

Os protetores pré-fabricados são facilmente encontrados em lojas de artigos esportivos, possuem vários modelos, porém, poucas alternativas de tamanho. Os populares protetores do tipo ”Ferve e morde”, possuem limitações, pois sua adaptação nos dentes é muito pequena, se soltando facilmente, exigindo assim, que o atleta mantenha os dentes sempre serrados, limitando a respiração pela boca.

Para usá-los, deve-se colocar em água aquecida na temperatura indicada pelo fabricante até começar a amolecer e depois, adaptá-lo à boca e aos dentes.

PROTETOR PERSONALIZADO

Os protetores bucais feitos em consultório ou personalizados, são aparelhos confeccionados em placas de silicone de 2 a 3 milímetros de espessura, prensados à vácuo em uma máquina específica no modelo de gesso da boca do paciente. Tal processo permite uma adaptação e retenção excelente do aparelho.

VANTAGENS

–  Possibilita ao atleta respirar pela boca, ingerir líquidos e falar sem retirar o protetor.

– Protege não apenas os dentes, mas também os lábios, língua, bochechas e também a região da articulação (ATM).

– Cria uma segurança maior comparado ao protetor pré-fabricado, o que geralmente aumenta o rendimento do atleta.

– Evita uma possível desclassificação, caso o atleta sofra um ferimento na boca que gere sangramento.

– Além da proteção de todos os dentes e tecidos moles, o protetor personalizado melhora a atenção e o rendimento do atleta, pois ele não precisa se preocupar em manter o protetor em posição.

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Marco Aurélio Gapski

é cirurgião dentista, tem 25 anos e cursa especialização em dentística pelo ILAPEO – Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico. Ele trabalha na Clínica Gapski Odontologia em São José dos Pinhais, PR.

Twitter – @marcogapski

Orkut Gapski Odontologia – http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18220417527078108869