Essa sequência de Posts é o maior sucesso deste singelo Blog. As partes 2 e 3 foram complementos, que pude fazer com ajuda dos meus fiéis leitores. Os comentários ficaram cheios de filmes, seriados e programas de TV que falam em odontologia.

Nesta parte 4, faço uma pequena atualização, sendo que só na semana retrasada, vi duas referências à nossa profissão nos seriados norte-americanos:

Glee – 2ª Temporada, Episódio 02 (EUA, 2010) – Comédia

Este seriado musical, que faz muito sucesso atualmente, colocou um dentista em seu elenco. É um papel bem terciário na trama, mas neste episódio em particular foi explorado à exaustão. Muitos membros do tal Clube de Coral da escola foram ao dentista e tiveram “viagens” com a ajuda da Óxido Nitroso, usado para qualquer procedimento em odontologia lá nos EUA. O episódio mostrou radiografias periapicais, dentes cariados e se passou quase todo no consultório do dentista. Um pouco escrachado e bonachão, o dentista é namorado de uma das professoras da escola na série. Essa professora sofre de T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo), o que faz do dentista – sempre preocupado com a esterelização e com a eliminação dos germes – um namorado ideal para a moça. Ainda tomamos um soco no estômago: Uma das personagens pede anestesia para o dentista. Ele se recusa e a fala dela é a seguinte:

“- Meu pai é um médico e não um “médico de dentes” (ela faz o sinal de aspas com os dedos), um de verdade…”

Aí o dentista abaixa a cabeça e da-lhe Óxido Nitroso na menina. Eu tocava porta à fora, quem nem expulsam cachorro de entrada de padaria!

– Dentista faz comentários sinceros demais para a personagem.

– Fringe – 3ª Temporada, Episódio 02 (EUA, 2010) – Ficção

Fringe é uma série de ficção científica, dos mesmos criadores do finado e saudoso Lost. Fringe leva a ficção e a nossa imaginação ao limite, com casos bizarros e universos paralelos.

Eles só fizeram uma menção à nossa querida odontologia e não foi bonito… para variar. Certo momento, Walter, um cientista maluco, um dos personagens principais da série, explica porque a cabeça de um cara explodiu, perto de um aparelho que emanava uma super frequência mortal:

” – Imagino que ele tinha algum implante cirúrgico, ou coroas dentárias de porcelana… Se elas vibrassem na frequência de ressonância… Sempre odiei dentistas…”

É… os caras inventam um aparelho futurista que pode matar as pessoas explodindo suas cabeças, mas no fim todos odeiam os dentistas…

– Os Simpsons – 13ª Temporada, Episódio 16, (EUA, 2002) – Comédia

Este é um episódio clássico no qual Homer fuma maconha e canta Smoke on The Water do Deep Purple, doidão. Depois de ser atacado por corvos, o Dr. Hibert receita THC medicinal ao Homer Simpson, que acaba se empolgando com a droga e vira um defensor ferrenho para a liberação da maconha. Marge pede para que ele pare e no fim das contas ele larga o baseado, porém ele guarda um que ele diz usar para anotar lembretes. Aí nos deparamos com a cena abaixo:

– Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (Brasil, 2010) – Ação

Filmão, hein pessoal. Quem não viu, corre para ver no cinema. Há uma cena onde milicianos aparecem arrancando os dentes de crânios carbonizados, para evitar suas identificações. Tenso. O nosso amigo Neto Miná falou sobre isso recentemente no Ortobloghttp://www.ortoblog.com/2010/10/tropa-de-elite-2-e-odontologia-forense.html

– Jogos Mortais VII – (EUA, 2010) – Terror; Suspense

ATENÇÃO

CONTÉM

SPOILERS – A informação não conta o final do filme, mas conta apenas um pedaço que não influi no suspense da trama.

Assisti nesta sexta-feira, dia 05/11/2010 a versão 3D do último filme da sequência Jogos Mortais. A cena em questão: um dos protagonistas deve arrancar 2 de seus próprios dentes para ler números escritos nos mesmos, para poder abrir uma porta e seguir em frente no jogo. E lá vai o cara com um fórceps 65 (aquele bico de pato) arrancar os próprios sisos superiores (muito roubado!!!). O sangue que sai na cena é exagerado. Nem o maior açogueiro-dentista seria capaz de fazer espirrar tanto sangue numa extração. Só se o paciente tivesse problemas de coagulação. Agora vem a pior forçada de barra: Quando vemos os dentes na mesa, os números estão escritos na região da raiz do dente. Impossível!!! Como que alguém escreveu os números ali? Poxa, uma produção grande dessas não podia fazer uma idiotice assim. Pessoal de Hollywood – me chamem para fazer consultoria, assim, vocês não vão cometer mais essas gafes.

Viu algo de odontologia no Cinema ou na TV? Comente!!!

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo