Mais quatro filmes com referências à nossa profissão. Desses quatro, eu assisti os três últimos. Esse primeiro não me despertou curiosidade alguma.

– A Vida Secreta dos Dentistas (The Secret Lives of Dentists, EUA, 2002) – Drama

Não assisti esse. Pela sinopse, parece que um dentista acha que sua esposa, também dentista, está colocando um par de chifres nele. O pano de fundo do filme é o consultório e as conversas com pacientes na cadeira do dentista. Alguém recomenda?

– Dragão Vermelho (Red Dragon, EUA, 2002) – Suspense, Policial

Acho que todo mundo já assistiu à esse filmaço. Depois de prender Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), o personagem vivido por Edward Norton se depara com um assassino em série perigoso e violento, interpretado por Ralph Fiennes. Este assassino morde suas vítimas com uma prótese total com os dentes todos quebrados, que ele usa apenas para deixar sua marca. Recomendo, para quem ainda não viu.

– Adaptação (Adaptation, EUA, 2002) – Drama

Espetacular. Quem gosta de filmes diferentes dos padrões, vai gostar deste. Roteiro genial de Charlie Kaufmann. Um dos personagens principais, interpretado por Chris Cooper, perde os quatro incisivos em um acidente. O papel rendeu uma indicação ao Oscar ao ator. Durante o filme todo, ele aparece sem os dentes, pois se recusa à usar prótese. A maquiagem e os efeitos são excelentes, inclusive na cena do acidente. Imperdível! Fora a atuação de Nicolas Cage.

– Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York, 2009)

Mais uma vez, o roteirista Charlie Kaufmann, mencionando a odontologia. Em um breve momento do filme, o protagonista hipocundríaco aparece se consultando com um periodontista. Como eu sei? Oras, que outro maluco iria ficar medindo as bolsas, fazendo um periograma e falando as medidas em voz alta: “- Bolsa de 5mm, 6mm …”. O que mais me chamou a atenção foi a especificidade da cena e o paciente não entendendo nada daquilo. Quem gosta de filmes complicados e introspectivos, esse é o maior deles, na minha opinião. Phillip Seymour Hoffmann dá um show de atuação.

Fontes Interessantes sobre o Assunto:

http://sallongo.com/kids.html

http://www.imdb.com/

http://www.tv.com/

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo