Reunião das dicas postadas no Twitter, desde setembro de 2009, exclusivas para os cirurgiões dentistas. Contribua com sua dica, expondo sua experiência clínica! Comente.

1) Aos universitários – Não se atrevam a faltar nas Interodontos – É uma liberdade que nunca mais terão igual na vida.

2) Biossegurança é importante. Protege você, seus pacientes, sua equipe, sua família e o seu bolso.

3) Quando a criança não quer fechar os olhos para a anestesia – 1. Esconda a agulha com um rolete de algodão; 2 – Aponte o refletor para os olhos da criança de leve – ela os fechará na hora da anestesia.

4) Quando cimentar uma Prótese Fixa oriente e explique a higienização do local – escova interdental; passa fio; escova de tufo – diferencie-se!

5) Vamos nos familiarizar com o Código de Ética Odontológico e respeitá-lo. A nossa categoria é muito desunida e se torna mais frágil por isso.

6) Mantenha um agenda de retornos. Ligue para seus pacientes lembrando das consultas de retorno – mostre que você se preocupa!

7) Sempre notifiquem ao CVE – Lista de doenças de notificação compulsória – Em Sp – http://bit.ly/42V8ns Somos profissionais de saúde.

8 – Use dos recursos da Internet no agendamento do paciente. Usar mensagem de texto, e-mail e outros recursos p marcar e desmarcar consulta também vale!

9) Sempre cobre pela sua consulta de avaliação ou primeira consulta ou Plano de Tratamento. Isso valoriza o seu trabalho e toda a classe odontológica.

10) A paciente grávida não é uma bomba relógio ambulante. Ela precisa de cuidados no consultório! Resolver as urgências bucais é primordial!

11) Em caso de dúvida sobre anestésicos e procedimentos consulte o médico responsável pela grávida. Profilaxias trimestrais tb são importantes!

12) Muitas reportagens sobre o novo vilão do momento – o açúcar. Exagero? Sem açúcar somos menos felizes? O que vc, dentista, pensa disso?

13) Dores nas costas? Acerte sua postura antes que seja tarde. Notícias de muitos colegas que “travam” de vez em quando.

14) Existem cursos de odonto que não ensinam mais as restaurações de amálgama – indicadas p/ pacientes com alto risco de cárie e cavidades posteriores.

15) Aqui em São Paulo precisamos de mais centros de especialidades odontológicas para a população que não tem como bancar o dentista.

16) “Kassab reconhece a importância da qualidade odontológica das pessoas…vai implantar 50 AMAs Sorriso.”por email em 2/10/08. Estamos de olho !

17) Pacientes com gripe ou com manifestações de Herpes Simples, devem ser remarcados, se possível. Assim vc se protege e protege sua equipe.

18) Caso a dor não melhore ao resolver os procedimentos dentais que vc julga necessários, suspeite. Encaminhe p/ especialistas em dor oro-facial.

19) Mantenha os prontuários atualizados e com a ass. dos pacientes. Além de ser um CD completo, vc estará protegido em caso de processo judicial.

20) Marcar o retorno do seu paciente é muito importante! Fique no pé, ligue disponibilizando horários – ressalte a importância do check-up!

21) Esteja sempre atualizado. Mesmo sem gastar $$ vc pode procurar por palestras gratuitas em APCDs; ABOs e etc.

22) Sempre que possível, dê mais de uma opção de tratamento. Várias opções terapêuticas podem ser discutidas e avaliadas com o paciente.

23) Não deixe de fazer uma baladinha de sábado à noite! Nem que seja uma coisa light como um filme com pipoca. Esqueça a odonto por algumas horas, se não vc fica chatão!

24) Antes que o dia acabe – PARABÉNS à todos os dentistas! Hoje comemoramos dia mundial do dentista. Continuem se dedicando à esta arte!

25) A minha também, em mais de 100% RT @adriananogueira twitter aumentou minha nerdisse 😉

26) Paciente diabético ou hipertenso não é grande preocupação, se controlado. O problema está em pacientes descompensados, com essas doenças.

27) Nem sempre trocar restaurações de amálgama por resina é indicado. Preste atenção ao risco de cárie do paciente e a profundiddade da cavidade

28) Oriente seus pacientes quanto a escovação, uso do fio dental e outros métodos e cobre por isso. Essa consulta acaba diferenciando vc.

29) Atualize-se – Em pouco tempo o Implante dentário deve virar prática comum em qualquer clínica dentária, feito por clínico geral.

30) Mesmo que vc não especialize em Pediatria, tem muito adulto (quanto maior pior) que vira criança na cadeira do dentista – Ê Trauma, hein

31) Você que é professor – Divulgue seu Curso na área de Odonto ! Mande o Tweet que eu mando um RT pra galera!

32) Modernizar o consultório é bacana.Investimentos em cursos, aprimorando técnicas fazem de vc um CD diferenciado. Legal balancear as 2 coisas.

33) Dica – Ir às Chopadas da faculdade depois de 8 anos de formado – sensacional!!! Foi demais, UNIP!

34) Agora uma dica de verdade – Vão dormir que é tarde e amanhã é literalmente dia de branco…

35) Saber passar para o paciente a diferença dos enxaguatórios bucais e indicar com precisão para cada caso, dão um grande diferencial

36) A comunicação e respeito entre os especialistas e entre áreas diferentes é a chave do sucesso de um tratamento odontológico interdisciplinar

37) Dica para os Recém-formados em Odonto – O Pronto-Socorro da APCD Central aceita estagiários para trabalho voluntário; Ganhe mais confiança

38) Odontologia não é pros fracos e nem pros apressados, em todos os sentidos!

39) Conversando com alguns médicos, fiquei sabendo que algumas marcas de Genéricos não estão funcionando. Alguém confirma ou explica?

40) Se não pudermos confiar na fiscalização dos remédios, nunca saberemos se o paciente está mais resistente à med. ou se o remédio é ruim mesmo

41) Endo X Implante? Devagar com o andor …

42) Fim de ano chegando = Correria no Consultório = Nova prova do Copping = Protético correndo mais ainda = Natal com Provisório

43) Se familiarize com os produtos para Higiene Oral. Quando for indicar, indique de acordo com a necessidade do paciente, independente da marca

44) Pra quem gosta de Charlie Kaufman – Sinédoque, Nova York – O cara vai ao periodontista e o Dr. fala “5, 5, 5” – medindo as bolsas!!! Legal!

45) No consultório separe o lixo; Não jogue amálgama no lixo comum; Nem o chumbo da radiografia; Nem os líquidos de revelação; Preserve!!!

46) Não preciso nem falar do lixo hospitalar infectado que deve ser condicionado no local apropriado! Parece bobagem, já vi tanta meleca por aí

47) Dentista, você já fez uma consulta de audiometria ? Cuide da sua saúde também! O barulho do consultório pode afetar a audição.

48) Não tendo recolhimento em sua cidade – Para dispensar na rede de esgoto: 1L de Revelador + 10L água + 100ML de vinagre (pH 7 – 9).

49) Separar o lixo no Consultório também é um ato de cidadania. Recicle!!!

50) Talvez esse seja meu último Tweet desse ano, portanto Feliz Ano Novo! Que 2010 seja cheio de prosperidade e realizações! Ano eleitoral! Abs!

51) No jornal da APCD – leia com atenção a propaganda do Listerine e veja como os estudos são feitos para chegarem a “remove 2x + placa”

52) Avise seus pacientes sobre os dias de retorno de consultas de manutenção. Se ele não vier, são outros 500 … que vc cobra a mais na próxima!

53) Aumente sua rede de contatos! Pela Internet e na vida real. Participe de Congressos, Palestras, Happy Hours! Viva o Networking

54) É isso aí, cansei! Vou tomar um porre de Listerine e afogar minhas mágoas… (O Dicas Odonto não recomenda, é só uma piada, hein)

55) Link direto dos procedimentos odontológicos incluídos nos convênios http://www.ans.gov.br/portal/upload/noticias/Rol_inclusoes_odonto.pdf

56) Médicos: recomendem saúde bucal, já que recentes pesquisas mostram ligação entre Periodontopatias e aumento de riscos de AVC, Infarto etc

57) Fazer o paciente levar a sua escova e ensiná-lo à escovar com um espelho não deve ser nenhuma vergonha. Em média, mais de 60% não sabem

58) Queridos Drs. e Dras. – Se tiverem crianças até 11 anos podem deixá-las no Criançódromo do CIOSP sem preocupação!

59) Mais um dia de CIOSP! Hoje ao vivo do Criançódromo!!! Dica – Venha com roupas leves que está muito calor aqui dentro!

60) Dica para vir ao CISOP – Deixe seu carro perto da APCD Central e venha de ônibus que sai do metrô Tietê. No Anhembi o estacionamento é caro!

61) Impressionante como de 6 comerciais no History Channel, 4 são de pasta de dentes.

62) O único boteco que posso frequentar, estando de plantão é o#botecodosdentistas

63) Informativo sobre o COREGA SELANTE – http://tinyurl.com/38xajdg ; Leiam e divulguem!

64) O pessoal fala mal dos convênios odontológicos; falam mal da IMBRA, mas fazer algo para mudar essa situação de merda, ninguém faz… pena

65) Pode ver que a “dentistaiada” briga até aqui no Twitter e nos Blogs. Ô povinho desunido… Vou te contar! Assim não vamos à lugar algum.

66) Antes de qq cirurgia bucal, o paciente deveria passar por uma Raspagem Periodontal, para diminuir focos infecciosos e evitar complicações.

67) Pessoal, a Vigilância de SP já não indica mais o uso de GLUTARALDEÍDO nos Consultórios Odontológicos. Vamos nos atualizar!

68) O mais indicado hoje é o ÁCIDO PARACÉTICO. As Dentais ainda vendem Glutaraldeído, apesar da proibição. Desinfecção é coisa séria!

69) Profissionais da Saúde – Vamos aderir a vacinação contra o vírus da gripe A, H1N1!!!!

70) Mais importante q tudo para prevenção do H1N1 e outras é lavar as mãos. O brasileiro esquece. Porta de WC público eu abro com o pé …

71) Dentista = “Conhecimentos de um Médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um Cirurgião e a paciência de um monge” Pio XII

72) O dente lateral do Moragn Freeman (22), vai cair de tão podre… No filme Invictus ele tá com uma dentadura!

73) Na verdade, reparando melhor, o Morgan Freeman tem uma grande perda óssea por causa de doença Pério. O 11 e o 21 são facetas ou coroas.

74) Um Parabéns em forma de flores para todas as mulheres, hoje em seu dia! Sabendo que elas representam mais da metade na nossa Odontologia!

75) Pessoal, fazer ajuste oclusal em Pronto Socorro é o fim, hein… Sem preguiça depois de restaurar um dente! 2 pacientes hj já com isso.

76) Se eu pegar mais um #dente com núcleo sem #endo tratada, não sei o que eu faço! Poxa, erro grave e básico! BÁSICO! “Iatropeople”

77) Bacana a iniciativa do CROSP e da ANS – Orientacao ao CD prestador de servicos as operadoras de plano de saude. Leiam!

78) Agora o que precisa ser feito é regulamentar as tabelas dos planos de saude odontologicos! Tem plano q escraviza o profissional

79) Vergonha do Ministério da Saúde! Fazendo propaganda enganosa em relação à vacinação contra a gripe H1N1. Não tem vacina pra nós da saúde.

80) Fui no posto de saúde e não tem doses para profissionais da saúde. Apenas para os funcionários dos postos. Fede à manobra eleitoral !!!

81) Conversei com uma colega dentista que pagou pela vacina contra a gripe H1N1. R$ 189,00. E o Ministério da Saúde se gabando na TV.

82) Inventado o bochecho que mata todos germes nocivos da boca sem precisar escovar os dentes e nem ir ao dentista!#primeirodeabril

83) O Dicasodonto acaba de igualar o número de Following e Followers!!! 327! Obrigado galera da saúde e gente q se preocupa com a saúde!

84) Dentistas: Melhor evitar o atendimento de pacientes com início de sintomas de gripe, pois ficamos muito perto e muito susceptíveis ao vírus

85) Voltando às origens – Chopadinha na Faculdade light – reencontrar o pessoal! Quem for da Unip odonto aparece lá!

86) Parabéns APCD pelos seus 99 anos!!! Ano que vem – centenário!

87) Se o paciente continua não limpando a boca direito, é DEVER do dentista ensinar, pegar o espelho e mãos à obra. Ensinar fio, indicar escova

88) Caso vc, dentista, esteja com dificuldades ao fazer uma endo, não tenha vergonha de encaminhar o paciente para um especialista! Não enrole!

89) Hoje no dia do Planeta, podemos pensar como economizar água, energia e como sermos mais ecológicos com o lixo que prouzimos no consultório!

90) As Próteses não devem apenas servir para estética ! A função mastigatoria e tão Importante quanto ou ate mais que a estética .

91) A Postura é muito importante! Se tiver com dores nas costas procure um médico fisiatra, faça alongamentos e não seja sedentário (a) !

92) Dificuldades em uma extração ? Mantenha calma, respire, pense e não perca a paciência. Se o dente não sair, medique e indique um buco!

93) Prótese mal adaptada, depois vira pesadelo de Periodontista! Protesistas, respeitem o espaço biológico!!!

94) O que achei ruim na história da #gorete foi que ela não teve chance de debater com os dentistas sobre seus novos dentes. E se ela não gostou?

95) Todo óleo que eu reciclei, inclusive todas as pessoas que eu conheço, não faz diferença contra esse vazamento escroto e infinito nos EUA

96) Credo, vou ter pesadelos com essa foto! http://odontoblogia.com.br/fotos/lula-dentista/

97) Pessoal – Último dia de Vacinação Contra Gripe H1N1! Corram pros postos de saúde e se preparem para pegar fila!

98) Atendi um paciente que passou hj por uma dentista no Imirim, SP. Ela não usou LUVA pra abrir os dentes 26 e 27 porcamente. #VERGONHA

99) Neste dia 12 de junho de 2010 tem vacinação! Para crianças menores de 5 anos, contra paralisia infantil! Não se esqueça!

100) DENÚNCIA – Pronto Socorro de Santana em SP não tem alta rotação! Vamos fazer uma vaquinha! Ah, não, já fazemos isso. Chama-se IMPOSTOS!!! Links para os Posts – http://dicasodonto.com.br/E e http://dicasodonto.com.br/5z

101) Aos amantes de series que ficaram sem nada pra assistir, fica a dica – Breaking Bad ! Ou no AXN ou baixando da net. Me surpreendeu. Abs!

102) A profissionalização das ASBs é muito importante para a Odontologia. Isso mostra a seriedade e inovação da saúde bucal brasileira.

103) Sempre leve em consideração as dores de cabeça relatadas pelos pacientes. Principalmente se eles relatarem dor ou estalos na ATM.

104) Acha que o caso de seu paciente é muito complicado? Tem dúvidas? Indique um especialista! Não corra riscos muito altos com saúde!

105) Não é recomendado tratar um paciente com Lesão Herpética. Existem casos, não raros, de Herpes Digital – Lesão mto feia e incômoda.

106) Dentista:Tente sempre respeitar o horário de seu paciente.Paciente: Saiba q imprevistos acontecem, assim, esteja preparado para atrasos!

107) Comer uma fatia de abacaxi como sobremesa ajuda à diminuir o colesterol. Chega de Ovo Frito!

As dicas serão sempre atualizadas e lembre-se que você também pode contribuir com a gente!

Um Abraço à todos

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo