Sim, querido leitor, você leu o título direito. Essa notícia vem em primeira mão aqui na Blogosfera odontológica. A notícia vem direto da edição de abril e maio deste ano de 2012,  do Jornal da Unicamp, onde o material foi descoberto e está sendo testado em ratos.

Açaí

As sementes desta pequena fruta, proveniente do norte do país, estão ajudando a medicina e a odontologia. O material, que fez parte da tese de mestrado da Engenheira Química Laís Pellizzer Gabriel, é um poliuretano biocompatível e de ótimas propriedades mecânicas. O pessoal da Implantodontia já levantou as sobrancelhas!

Hoje em dia, a odontologia lança mão, basicamente, de 3 tipos de enxerto ósseo: aqueles tirados do próprio paciente (autógenos), aqueles vindos de outras pessoas, isto é, de bancos de ossos (homógenos) e os enxertos bovinos (xenógenos). Eles auxiliam reconstruções em regiões da maxila ou da mandíbula para posterior colocação de implantes ou auxiliam a própria cirurgia de implantes em locais onde temos pouca quantidade de osso para trabalho. Quem sabe se o poliuretano da semente do açaí pode aparecer como mais uma opção, por ser mais barato, biocompatível e totalmente natural?

Segundo as pesquisas feitas na Unicamp, esse novo material pode ser usado em regiões do crânio, onde não se exige grande esforço mecânico. Portanto, ele não seria um substituto direto do nosso conhecido implante de titânio, mas poderia ajudar em regiões onde o osso é escasso, por exemplo. A matéria no Jornal da Unicamp nem cita a odontologia, mas ao me deparar com a notícia, achei muito interessante fazer a co-relação.

As próteses feitas com este material são customizadas e possuem alta precisão, segundo os professores e estudiosos. Seria esta uma solução melhor para casos que necessitam de enxerto? Seria o “Ossoaí” ? Só nos resta aguardar mais alguns anos e ver o que as pesquisas vão mostrar. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto