A idéia para este Post me veio por causa dessa figura abaixo:

Para quem não se lembra, esse é o painel do carro DeLorean do filme De Volta Para o Futuro. Esta foto é uma montagem. No filme De Volta Para o Futuro 2, eles viajam até 2015. Porém,  imaginemos que Martin McFly chegasse hoje, dia 06/07/2010, em um futuro bem diferente do que vemos no filme. Não vemos carros voadores, nem jaquetas com secadores automáticos e nem skates que planam por aí e duvido que veremos essas engenhocas daqui 5 anos. Engraçado como se imaginava o futuro (claro que extrapolando um pouco para o lado da ficção), em 1985, há 25 anos atrás.

Ok, o mundo não evoluiu tanto assim nos transportes e na robótica, mas podemos ficar muito felizes com a evolução da Odontologia nestes últimos 25 anos.  A tecnologia não nos deu carros voadores (ainda bem, pois os barbeiros não sabem nem dirigir no chão, imagina no ar), mas nos deu o aparelho de Laser para o consultório, a radiografia digital, câmeras intra-orais, fotografia digital e etc.

Como se fazia uma endodontia em 1985 e como se faz hoje? Vejam o abismo de diferença com os instrumentos rotatórios, localizadores apicais, microscópios, radiografia digital e novas técnicas de obturação e tratamentos em sessão única.

Uma observação pertinente a se fazer é que muita dessa tecnologia até já existia, mas não era viável financeiramente para os dentistas ou para os pacientes.

Em 1985, dentista fazia cirurgia sem luva, no pêlo mesmo! Ficava com sangue embaixo das unhas. Hoje em dia nem é possível se pensar em fazer procedimentos clínicos sem luva, imaginem fazer procedimentos cirúrgicos. Aí depois o cara vai almoçar um pastel na esquina. Eca!

A biossegurança veio para ficar, para nos proteger, proteger os nossos pacientes e a nossa equipe. Atender de avental, gorro, máscara, luvas e óculos de proteção é imprescindível. E olha que mês passado, atendi um paciente que me disse que foi em uma dentista do Imirim, bairro de São Paulo, e ela o atendeu sem luva e ainda pegou dinheiro para comprar uma água de côco durante a consulta. Essa aí parou no tempo, né?

A evolução das resinas, dos implantes, dos materiais dentários em geral é impressionante e duvido que alguém, lá atrás em 1985, tenha imaginado o consultório dentário de hoje, bem mais parecido com uma sala de centro cirúrgico do que com uma barbearia.

Martin McFly e o Dr. Emmet Brown chegariam à 1:21 da madrugada de hoje. Não viriam nada daquilo que viram no filme. Com certeza, ficariam bem chateados. Se tivessem a idéia de comprar o Almanaque de Esportes, não iriam nem ter o resultado da final da Copa do Mundo. Porém, se tivessem uma dor de dente, eles seriam tratados com muito mais tecnologia, biossegurança e com uma maior taxa de sucesso.

E o que esperar da Odontologia daqui para frente? Será que a caneta de alta rotação tocará uma música clássica bem suave, ao invés de fazer aquele barulho infernal? Os instrumentos serão todos com pontas Laser? É possível que um robô substitua o dentista, para ter mais precisão nas cirurgias e preparos dentais? O dentista terá que ser médico também, ou vice-versa, por causa dos conceitos de medicina periodontal e a ligação tênue entre saúde geral e saúde bucal? Ou talvez, inventem uma pasta que é tudo ao mesmo tempo – curativo, cimento, obturador e etc (essa era nossa idéia na faculdade, né, Dra. Juliana Poppi?)?

Se o mundo não acabar em 21 de dezembro de 2012, esse post estará por aqui para registrar nossa imaginação fértil para a Odontologia do Futuro. E você? Tem alguma idéia de como a nossa odontologia será diferente? Comente!!!

P.S. – E quem não viu esse filme, “pelamordeDeus”, vai agora assistir os 3, pois são os clássicos dos clássicos!

P.S. 2 – Os tênis com cadarço automático já estão chegando naqueles do nível do filme – veja aqui:

[youtube]ROEZs0HpFQc&feature[/youtube]

Abraços,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo