As primeiras experiências de um ser humano começam pela boca: chorar, beber leite, aspirar e expelir o ar. A boca sempre está em movimento ao longo da vida. Mas ela é muito mais do que sua estrutura física. Observar as sensações de prazer e a comunicação pela boca, cuidar da saúde bucal e devorar o mundo, são temas da quinta edição do Boca, pra que te quero?, promovido pelo Sesc São Paulo entre 01 e 11 de setembro. São quase 50 ações educativas de estímulo à reflexão sobre a saúde bucal e o autocuidado para além dos dentes, língua e saliva, considerando o desenvolvimento do ser humano em sociedade e a sua relação com o próprio corpo e a boca.

Com base no conceito de bucalidade, o projeto Boca, pra que te quero? do Sesc São Paulo visa abordar as funções sociais que tornam essa parte do corpo tão importante para o desenvolvimento de saberes e subjetividades. E com o intuito de provocar uma reflexão sobre a boca enquanto local de experiências e chamar a atenção para a saúde integral a partir da bucal, o Sesc realiza mais uma série de ações educativas, entre palestras, bate-papos, oficinas e vivências, e ainda edições de podcast e apresentações musicais. A programação – em sua maior parte gratuita – é voltada a todos os públicos e idades e acontece em 29 unidades do Sesc no estado, entre capital, região metropolitana, interior e litoral. Algumas atividades são apenas on-line.

Muito mais que uma boca saudável

A saúde bucal significa, antes de mais nada, ter uma boca capaz de realizar seus trabalhos, ou seja, as funções sociais que tornam a boca uma parte tão importante para o desenvolvimento do corpo enquanto um território de saberes e subjetividades. Mas, a capacidade de realizar esses trabalhos, divididos entre manducação, linguagem e erotismo, de acordo com o conceito de Bucalidade, não garantem saúde bucal.

A manducação – ato de mastigar -, por exemplo, pode proporcionar prazer e hábitos saudáveis na mesma proporção em que pode proporcionar distúrbios alimentares, de acordo com as experiências e vivências de cada sujeito. Assim como a linguagem pode ser um trabalho libertador e ferir ao mesmo tempo. Para produzir saúde bucal então é necessário desenvolver um pensamento crítico para que o sujeito seja capaz de fazer boas escolhas.

E é justamente nesse ponto que o projeto estimula a reflexão e o autoconhecimento. O nome do projeto “Boca, pra que te quero?” faz um convite a essa reflexão, uma provocação para que os participantes pensem sobre os desejos e anseios a respeito das funções sociais da boca. Muito mais do que mudar um hábito, produzir saúde bucal é um processo de identificação desse querer para que as escolhas sejam conscientes.

Destaques da programação

Na capital e Grande São Paulo

Sesc 24 de maio

Podcast “O Cuidado da Dor em Saúde Bucal” – Boca Pra Que Te Quero? 

Neste episódio, uma conversa com a convidada Dra. Silvia Regina e os dentistas Gabriela Rodrigues e Luiz Rodolfo, da equipe da Odontologia do Sesc 24 de maio, sobre como a dor é um sintoma de alerta que pode se prolongar e se impor ao cotidiano da vida. Ela pede um diagnóstico, uma resposta, avaliação, adaptações e paciência. Além de um caminho na busca de ajuda por quem é o protagonista de sua dor, alguém que poderá superá-la ao encontrar sua direção e sentido.

Quando: 4/9, domingo, às 10h – disponível no You Tube

Sesc Pompeia

Bate-papo – Pelas encruzilhadas da boca 

Com Renato Noguera, Carlos Botazzo e mediação de Juliana Alves.
Bate-papo que abordará as intersecções e similaridades entre bucalidade e os saberes ancestrais da filosofia africana.
Renato Noguera possui formação familiar griot, escritor, doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordena pesquisas nas áreas de filosofia e educação e integra o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRRJ.
Carlos Botazzo é cirurgião-dentista, sanitarista; doutor em saúde coletiva; professor associado sênior, departamento de política, gestão e saúde, faculdade de saúde pública/USP.

Juliana Silva e Alves é uma mulher negra, paulista, odontopediatra, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública e cirurgiã-dentista do Sesc São Paulo unidade Florêncio de Abreu desde 2000.

Quando: 6/9, terça, das 19h30 às 21h30 

Atividade presencial com transmissão ao vivo pelo canal da unidade.

Sesc Florêncio de Abreu

Palestra – Cantar como uma experiência ética 

Com Fabiana Cozza

Em “Cantar como uma experiência ética: a (escre)vivência da voz-tambor como proposta de estudo decolonial em canto popular”, parte-se dos estudos decoloniais, da pedagogia de Paulo Freire e do pensamento empírico dos filósofos-artistas-sambistas. Fabiana compartilha o caminho de reflexões que vêm tecendo acerca da autonomia e da liberdade na voz e no cantar, a partir de um caminho metodológico que explora e investiga a subjetividade vocal na presença de tambores afro-diaspóricos.

Quando: 6/9, terça, das 19h às 20h30

Transmissão pelo canal do YouTube da unidade.

Sesc Guarulhos

Palestra – A importância do riso na vida de todos nós

Com Claudio Thebas (SP)
Especialmente por conta da pandemia, os últimos anos foram difíceis. Recebemos muitas notícias tristes e muitos de nós perdemos amigos e familiares. É um longo tempo cumprindo o distanciamento social e utilizando máscaras de proteção. Neste encontro, Claudio Thebas nos ajuda a lembrar a importância do riso como forma de conexão e afeto.

Quando: 8/9, quinta, das 19h30 às 21h30

Sesc Santana

Intervenção – De Boca em Boca

O QUE QUE O CACÁ QUÉ? CACÁ QUÉ CAQUI! QUE CAQUI QUE O CACÁ QUÉ? CACÁ QUÉ QUALQUÉ CAQUI! (TRAVA-LÍNGUA)

Comer, digerir, morder, degustar, lamber, mastigar, beber, soprar, sorrir, beijar, chorar, falar, gritar, esbravejar, cantar, fofocar, tocar instrumentos, criar e contar histórias, falar trava-línguas… Pensando nessas e outras funções da boca, órgão tão complexo nos seres humanos, e inspirados pelas manifestações de nossa cultura tradicional brasileira, propõe-se uma ocupação brincante e sensorial.

Quando: 11/9, domingo, das 14h às 16h

No interior e litoral

Sesc Bauru

Palestra – Boca enquanto território: saúde bucal, alimentação e movimentos sociais 

Com Roosevelt da Silva Bastos, do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva (FOB/USP) e Felipe Peixoto, camponês, assentado e militante do MST. Mediação de Fábia Uccelli, assistente técnica da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP

Quando: 2/9, sexta, das 19h às 21h

Atividade presencial com transmissão ao vivo no YouTube do Sesc São Paulo.

Sesc Bertioga

Bate-papo – A Palavra Alma ou Nhe’e Porã

Um dos principais elementos de reconhecimento do modo de ser Guarani, nande reko é o falar. Portanto, para ser guarani é preciso falar guarani. As palavras, que saem pela boca, vêm da alma, nhe’e. Nhe’e significa alma, mas também significa a palavra. Se palavra é alma e alma é palavra, o falar é sagrado, assim como é o silêncio, pois só a prática do silêncio nos permite ouvir os outros falares. Assim, a boca que articula as palavras expressa também a alma Guarani. Nesse bate-papo entre o historiador Cadu de Castro e Denílson Karaí Mirim, conheceremos o papel da boca como órgão articulador das palavras na cultura Guarani.

Quando: 9/9, sexta, das 15h às 16h

Sesc São José dos Campos

Show – Encontro de Rimas e BeatBox

Com Meire D’Origem e os convidados Joazinho Beat Box, Alra Alves e DJ Tejota

Encontro Musical com artistas da cena local, Meire d`origem, Joaozinho beat box, Alra Alves e DJ Tejota, trazendo as rimas do hip hop e as técnicas do Beat Box, embalando o encerramento do projeto Boca Pra Que Te Quero 2022.

Quando: 9/9, sexta, das 20h às 21h15

Serviço

Boca, pra que te quero?

Quando: 1 a 11 de setembro

Onde: em 29 unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de atividades on-line.

Na capital: Campo Limpo, Consolação, Florêncio de Abreu, Interlagos, Ipiranga, Pompeia, Pinheiros, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana.

Na região metropolitana: Guarulhos e Santo André.

No interior e litoral: Bauru, Bertioga, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Grátis.
Programação completa: www.sescsp.org.br/boca

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto