Qual seria hoje, na sua opinião, o maior vilão para o bom andamento do mercado da Odontologia brasileira? Os convênios odontológicos? Os altos preços dos materiais e insumos que o dentista precisa para praticar Odontologia? A impossibilidade do dentista fazer propaganda? Propagandas enganosas de pastas de dente? Blogueiras de moda escovando o dente com carvão de churrasco? O excesso de profissionais no mercado? O número ainda crescente de faculdades de Odontologia?
Eu acredito que o maior problema da Odontologia brasileira atualmente seja o excesso de profissionais no mercado, despejado pelo grande número de faculdades de odontologia. Sem sombra de dúvida. O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo. Agora a faculdade do Dr. Pimpolho (personagem que faz propaganda dessa Faculdade no rádio) anuncia a abertura de um novo curso de Odontologia em seu campus em Campinas, no estado de São Paulo. Com vagas diurnas e noturnas. Um verdadeiro despropósito em um mercado maluco e lotado.
E de quem é a culpa disso?
Primeiro é de quem libera abertura de novos cursos, o MEC – Ministério de Educação e Cultura. O lobby dos donos de IES (Institutos de Ensino Superior) é violento e obviamente visa apenas e tão somente o lucro, sem se preocupar com a qualidade do ensino ou se tem dentistas demais ou de menos no mercado. Segundo é culpa de um Conselho Federal de Odontologia fraco, em frangalhos, que não apita nada nesses assuntos. Depois vem a fraqueza de nossas associações e sindicatos. Só no estado de São Paulo, são mais de 88.000 dentistas inscritos ativos, com uma proporção de 474 dentistas por habitante, segundo o CROSP neste link – AQUI.
O Brasil precisaria de políticas públicas sérias e contratação de mais dentistas para atendimento nas UBSs, nos CEOs e nos hospitais com atuação nas UTIs. Com a bagunça institucional do país, esses projetos ficam parados enquanto que uma avalanche de dentistas é jogada no mercado.
Acredito que essa é a origem de muitos problemas que enfrentamos no dia a dia como ter que trabalhar para convênios como mão de obra barata, postagens cada vez mais frequentes em redes sociais denegrindo a classe e desrespeitando o código de ética, propagandas enganosas, promoções em procedimentos, anúncio de preços, invenções de especialidades que não existem e maluquices como a Biodecodificação Dental e afins.
A ACDC – Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas soltou uma Nota de Repúdio contra este novo curso de Odontologia aberto em Campinas – Leia AQUI. Recentemente, no final de 2016, vimos a APCD – Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas abrir uma nova faculdade em São Paulo (FAOA), também indo contra o que os dentistas esperam de uma associação que lute pelos interesses da classe em um mercado já saturado. Sem nota de repúdio de outras associações afiliadas à época, tornando-as coniventes com esta empreitada.
Ficamos numa sinuca de bico. Precisamos de mais dentistas engajados, mais união e mais representatividade. O que realmente não precisamos é de mais faculdades pipocando por aí! Poxa, Dr. Pimpolho!
Um Abraço,
Equipe Dicas Odonto
O Dicas Odonto poderia fazer seu trabalho de apuração para saber que a ACDC se desfiliou da APCD este ano justamente por não concordar com vários pontos de vista da APCD.
DICAS ODONTO: primeiro a gente apura, depois publica. Senão acaba passando por desinformado.
De posse desses dados, o artigo foi atualizado. Não encontrei menção a esta desfiliação no site da ACDC. Não é desinformação não. O que vejo é uma grande mistura entre membros de associações e conselhos. São sempre as mesma figurinhas marcadas. Vejo gente reclamando que dentista é desinformado a ponto de não saber distinguir associação de conselho. Porém, vemos que alguns membros acumulam cargos em conselho e em associações e as sedes, inclusive, dividem o mesmo espaço físico em alguns municípios o que torna fácil de confundir uma coisa com a outra mesmo. Abraços para sei lá quem que não quis se identificar!
Uma baita incoerência por parte da ACDC
A Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas – ACDC, até ontem a mais importante Regional da APCD, está divulgando um manifesto contra a mais nova faculdade de Odontologia do Estado de São Paulo.
O manifesto é veemente, bem feito, e bem afinado ao clamor da categoria. É pena que só agora, depois de tantos anos, essa associação desceu do muro para se posicionar.
No caso, o ditado cairia bem: “antes tarde do que nunca”. Mas, de tanto que demorou, a inversão seria mais adequada: “antes nunca do que tão tarde”.
Todos sabem que APCD Central, a menos de dois anos, inaugurou também uma faculdade (algo inédito no mundo das associações) com o aval de suas quase 100 Regionais que aceitaram caladas. Á época do vergonhoso fato, Campinas deveria ter se manifestado com a mesma veemência com que faz agora contra essa nova faculdade Anhanguera; mas não o fez. Aliás, o silêncio se deu em todo o país.
Ao ler o manifesto, corremos para buscar informações para justificar tamanha incoerência. O que será que aconteceu? Será que Campinas saiu da APCD? Analisando aqui e ali, parece que é isso mesmo; seria a primeira dissidência na história recente dessa entidade. Talvez por vergonha não estejam anunciando o “divórcio” — a mesma que faz com que não anunciem a quantidade de votos que colhem nas suas eleições. Pelo menos com aquele estardalhaço que fizeram quando dos “conclames para o casamento” que se deu lá pelos idos dos anos de 1980. Vamos ver como vão dividir os ativos e passivos – fácil não será.
(Qual terá sido o motivo? Justo Campinas que assinava em baixo tudo que vinha de cima! Quanto apoio para tantas inconveniências!)
Bom seria que a causa fosse mesmo a criação da faculdade APCD.
Mas restaria, mesmo assim, uma outra incoerência a ser devidamente aqui apontada: nessa nova fase da ACDC, ainda permanecem em sua direção dois importantes membros do CROSP. E o que tem de incoerente nisso? Acontece que o CROSP deu um enorme apoio à essa criatura gerada pela APCD. Seu presidente esteve lá, fez discurso e ajudou a “cortar a fita”. Será que vai na inauguração dessa nova faculdade também?
Ainda assim, o dito manifesto é bom; vale a pena ler.
Desinformação coisa nenhuma. Também procurei no site das duas: da Centra e da Regional Campinas. O que há muito vem acontecendo é desconsideração para com o associado. No editorial da revista da ACDC tem um parágrafo ao meio de outros assuntos fazendo referência à essa separação; mas nada afirmativo como o assunto mereceria. E no site da APCD, nada, a não ser a exclusão dessa Regional da lista de regionais. A falta de informação é acachapante e o desprezo para com a informação é notório. Só informam o que interessa.
Pois é. E ainda de modo anônimo. Tipico.
Muitos problemas mesmo! E sabe o que acho? Que deveríamos parar de reclamar e ir atrás dos órgãos que nos representam e pedir satisfações. Tanto em relação ao que foi feito até agora pela nossa categoria e quanto ao que podem fazer a partir de agora.
A informação é conscientização são importantes. Mas mais importante que isso, é a União e Ação de todos os dentistas!