Hoje o CROMG (Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais) soltou uma nota técnica em seu site oficial esclarecendo que está liberando o uso de imagens do tipo “Antes e Depois” em redes sociais (principalmente no Instagram), contanto que sejam seguidos alguns requisitos técnicos. O Código de Ética não mudou. E como foi que liberaram isso aí? Veja a nota publicada hoje no site oficial do Conselho:

Link do site oficial do CROMG – http://www.cromg.org.br/nota-tecnica-012018/

Essa nota gerou um certo alvoroço para aqueles dentistas que clamam por uma mudança e atualização do Código de Ética Odontológico. Há quem diga que esta nota é uma anomalia jurídica. Há quem defenda que essa seria uma maneira inteligente de driblar o Código de Ética tão restritivo. O que ainda fica no ar? Mais dúvidas e um pouco de insegurança. Eu ainda sugiro que você, dentista, haja com cautela na hora de postar nas suas redes sociais. 

Vamos a um resumo ponto a ponto, com comentários, do que pode postar apenas no estado de Minas Gerais

  • Veja que as postagens do tipo “Antes e Depois” foram liberadas apenas em perfis pessoais de dentistas ou clínicas que sejam PRIVADOS. Está na nota: “os perfis privados não serão considerados propaganda para granjear clientela.”
  • O perfil PRECISA ter a identificação do profissional com número de CRO em caso de pessoa física e número do CRO do responsável técnico em caso de pessoa jurídica.
  • É preciso ter autorização expressa, por escrito, dos pacientes ou dos responsáveis (em caso de pacientes menores de idade) para divulgação das fotos.
  • A nota solicita que você coloque sobre a imagem ou no texto referente a imagem a seguinte frase: “as imagens são meramente ilustrativas, pois os resultados podem variar conforme o caso clínico; as técnicas e procedimentos aqui divulgados podem não ser reproduzíveis/aplicáveis em todos os pacientes e a utilização destas imagens fica restrita a autorização expressa, sendo vedada a reprodução por terceiros”. <— Aqui só quero ver como que vai ser para fiscalizar o Repost. 
  • Essa postagem ou perfil não podem ser patrocinadas. Então, em tese, pode comprar seguidores, likes e comentários, mas se você pagar para o Instagram ou para o Facebook para fazer impulsionamento, aí eles vão considerar isso propaganda e você estará sujeito às penalidades do código de ética, caso seja denunciado. 
  • Ainda não pode fazer sorteio de procedimentos ou colocar clareamento com preço baixo em sites de compras coletivas. Nem pode anunciar preços, nem fazer Bichectomia Day, Black Friday, promoção de Dia dos Namorados e etc.  
  • Faltou fazer uma observação quanto ao uso de efeitos ou filtros ou mesmo Photoshop. Sabemos que hoje é muito fácil fabricar resultados em fotos aumentando o brilho ou usando qualquer aplicativo de edição de imagem. Isso pode criar uma onda de resultados fabricados inatingíveis.

Tenha muito cuidado com as palavras que você utiliza ao postar essas imagens em suas redes sociais. A nota fala em liberação de fotos com resultados de tratamentos, porém, não prometa resultados. Nunca. Nem verbalmente e nem pelas postagens. A Odontologia é uma área da saúde e prometer resultados em saúde é complicado porque dependemos da reação de cada indivíduo. Mesmo fazendo tudo certo e com o maior esmero possível, o resultado pode não ser aquele prometido no início. Saiba lidar com as expectativas do seu paciente. 

É impossível saber a força de uma nota como esta. Uma nota não consegue passar por cima de um Código inteiro e nem da lei da Odontologia. A gente percebe que as atuações dos Conselhos Regionais são muito diferentes de um estado para o outro e isso não deveria acontecer. O CROMG “foi com a torcida”. De tanto que reclamaram e talvez vendo que as redes sociais são quase impossíveis de fiscalizar, acharam melhor liberar com as ressalvas descritas acima.  

O que me deixa meio inseguro é algo que foi liberado apenas em um estado, através de uma nota técnica, de uma maneira atropelada. De duas uma: ou essa nota fará grande pressão por mudanças e outros Conselhos seguirão pelo mesmo rumo ou o pessoal de Minas Gerais tomará pedrada de tudo que é lado. Ainda é cedo para dizer o que vai acontecer. Vamos acompanhar e ficar de olho. 

O que você acha dessa liberação?

Atualização – dia 20/06/2018 – A ABOL – Associação Brasileira de Odontologia Legal publicou nota repudiando a atitude do CROMG, dizendo que a liberação feita não é de sua competência e que vai contra as normas vigentes – VEJA AQUI.

  • CFO emite Nota solicitando que o presidente do CROMG cancele a nota técnica de 14/06/2018:

  • Por fim, o CROMG cancela a sua nota, deixando claro que toda esta desinformação confusa serviu para pressionar o Conselho Federal por mudanças. Vale lembrar que o CROMG diz que a nota inicial (liberar o Antes e Depois) vai de grande encontro com a maioria da classe odontológica. Acredito que seria prudente medir essa “maioria”. Na rede sociais, a gente percebe que há grande aceitação pela liberação, mas devemos lembrar que existem dentistas que ainda não participam das redes sociais e talvez tenham diferente opinião dessa alegada “maioria”. 

O Blog Vida de Dentista também abordou o assunto – LEIA AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto