Esse assunto já foi bastante comentado no Facebook, Twitter e em outros Blogs de Odontologia (links no final do Post). Eu queria falar sobre o assunto, mas precisava de mais informações, para poder dar um ponto de vista mais completo. Fuçando um pouco no Google, achei a tabela completa. A foto abaixo circulou por e-mails e redes sociais, acompanhada de milhares de comentários de indignação dos dentistas.
Todos ficaram nervosos. O CROSP mandou uma nota de esclarecimento explicando todas as infrações éticas que esse pessoal da Mapfre, das Casas Bahia e da operadora Sorriso está cometendo. Veja aqui a nota completa – AQUI – é só blablablá.
Essas empresas tem seus slogans apenas para inglês ver. No link à seguir, você pode ver a tabela completa de procedimentos odontológicos dessa operadora. Cirurgião Dentista, que atende recebendo esses valores está se desvalorizando muito. São valores absurdos, no fundo do poço do mercado. Na verdade, é uma “Dedicação total à você, junto com uma seguradora diferente e uma operadora com nome de Sorriso”.
TABELA DE PROCEDIMENTOS COMPLETA DA CASAS BAHIA
Quem devia proibir isto? A ANS! O Plano está lá registrado e aprovado. Nós, dentistas, somos muito pequenos para lutar contra essas empresas gigantes e fortes no mercado.
Pacientes: Não se enganem! Tratamento odontológico não pode ser de qualidade se for tão barato deste jeito. A maioria dos procedimentos está em um valor abaixo de R$ 25,00.
Dentistas: Não se vendam por mixaria e esmolas. Quanto tempo e dinheiro vocês gastaram para aprender a fazer uma extração, por exemplo?
A maioria dos dentistas responderiam a pergunta acima assim: ” Demorei uns 5 anos para aprender a fazer uma extração.” Porém, como diria um amigo meu: ” Eu demorei no mínimo 15 anos para poder fazer uma extração, pois primeiro tive que aprender a escrever, ler, somar, dividir, ciências, fazer cursinho, passar no vestibular e aí chegar nos 5 anos de faculdade.” Não se esqueça do valor do seu esforço e do seu trabalho. Se não, estamos todos perdidos.
Existe muito Blá-blá-blá e pouco se faz. Achei a tabela pelo Google, em uns 4 cliques. Marcam reuniões, reclamam daqui, vários denunciam, mas nada acontece de verdade. Essa vergonha vai continuar, a não ser que a classe, por algum milagre, se una e não aceite trabalhar por esses valores.
Deixem nos comentários suas críticas e idéias para que essa situação não piore ainda mais.
Outro odontoblog fala sobre o assunto:
Um Abraço,
Equipes Dicas Odonto
Olha… É realmente estarrecedor ter q acordar lendo isso… O que mais me chama a atenção é que como o autor de tema disse: “Nós não temos como brigar com essas empresas” o.O… Como não? Somos “nós” – leia-se passa-fome, que em teoria temos q atender nesses convênios q de nada servem pra ninguém. Se nossa classe fosse um pouco menos ignorante e trapaceira com os próprios colegas, esse tipo de coisa não ganharia vida.
Meus pêsames os “colegas” – écati – que se submetem a isso. Eu particularmente, formado na 3a. melhor faculdade do país, especialista em Ortodontia jamais me submeteria a coisa tão baixa – um “profissional” nessa área tira o q? 800,00 por mes?
Ahhhh, vai trabalhar de gari, meu chapa e deixa essa arte de fazer Odontologia pra quem sabe, quem gosta e quem pode fazer bem feito!!!
P.s: Desculpe o desabafo, sou visitante assíduo desse blog… PARABÉNS!!!
Eu vejo que você sempre comenta por aqui Rivaldo e com muito embasamento. O que eu quis dizer é que UM dentista sozinho, como pessoa física não pode lutar contra várias pessoas jurídicas que lucram milhões ao ano e podem ter em seu quadro de funcionários advogados e gente para lidar com isso. Continue sempre acompanhando o Blog! Obrigado por todos seus comentários. Abs
Não sejam engolidos pelos planos de saúde assim como nós, médicos, fomos.
Voces tem todo o apoio da classe médica para lutar enquanto ainda podem.
Abraço
Alan, eu entendo toda sua indignação e concordo com você, mas dê uma reformuladinha no seu comentário, por favor. Seus sentimentos são os mesmos que os meus, mas não posso aprovar um comentário assim! Abs
Gente, o primeiro passo é o dentista se valorizar, se ninguém se cadastrasse nesse plano, se ninguém aceitasse esse desrespeito à nossa profissão, esses plano não existiria. Tá certo que a ANS tinha que proibir, mas nós também temos que parar de reclamar e nos darmos valor.
Com certeza. Isso que é a união da classe, que não existe. Eu já não atendo convênios há algum tempo e nunca me cadastraria para trabalhar com preços tão abaixo do que vale o meu trabalho. Consulta de diagnóstico por R$ 4,00 ??????? O cara que vai lá em casa fazer orçamento da geladeira cobra 50,00 mangos só para olhar qual é o problema e ele não precisa de faculdade para realizar este serviço. Abram o olho dentistas!
Bom, a meu ver vcs “proficionais” so estao visando o lado de vcs(leia -se LUCROS), e a população que nao tem condições de pagar um tratamento particular ou mesmo um convenio dentro dos seus padroes de profissionalismo, como ficam??
pesquisem um pouco sobre qual a quantidade de pessoas que nunca passaram por um dentista ou que nem possuem dentes para tratar nesse nosso pais e depois vcs possam repensar se eles nao merecem a chance de poderem dar um sorriso para seu ditos semelhantes
Nao sou a favor dos planos que canibalizam os profissionais, mas faço parte de uma maioria que precisa usar de seu serviços (dentista ou medico) e nao pode pagar alto por isso!!
conheço uma criança de 14 anos que pelo fato de seus pais nao poderem pager um tratamento, ja nao possui nenhum dente entre os caninos na frente da boca na parte superior e que graças a uma profissional que tbm pagou caro pela sua formação se prontificou a fazer um tratamento para essa criança e nao por uma consulta de valor baixo e sim de garça! como fica a situação dela perante a vcs (profissionais)?? fez isso somente para ver um sorriso no rosto de uma “nova” criança
pensem bem antes de reclamarem dos valores e veja a sua volta quantas pessoas gostariam de poder voltar a sorrir
Quantos de vcs (dentistas) que julgam o seu prejuizo tbm pagam um plano de saude que de uma maneira ou outra tbm esta prejudicando financeiramente um profissional qualificado e pior, que estudou e pagou faculdade por 6 (SEIS) anos e ainda fez residencia morando dentro de hospitais e pronto-atendimentos por ai, longe de suas familias e fazem plantoes de 24hrs e tbm nao recebem o valor devido, nesses vcs nao pensam quando um familiar de vcs precisa de um atendimento?
Vcs sao contra os planos que barganham os seus serviços? criem entao um jeito de atender quem precisa de vcs sem poder pagar alto por isso
espero ter deixado aqui meus sentimentos a vcs profissionais que cuidam de nossas saudes, pois saude se começa pela boca
Obrigado
Marcelo
Achei seu comentário meio pejorativo, nos diminuindo. Não podemos atender todo mundo de graça. Já fiz muito trabalho voluntário (só que não fico cornetando por aí) e sempre que posso ajudar, eu ajudo – nos consultórios que trabalho ou no plantão que dou há mais de 5 anos. Trabalho à noite e fico longe da minha família para poder garantir um sustento mínimo. Estamos reclamando dos convênios porque no fim das contas os profissionais (com dois “esses”) não recebem o que merecem, os pacientes ficam à mercê de consultas rápidas e pressa do dentista e quem enche os bolsos é a empresa de convênios. Pode pesquisar também: tem empresas de convênios odontológicos que estão com lucros astronômicos. O que as pessoas como você, Marcelo, não entendem é que odontologia é o nosso ganha pão. Precisamos ganhar dinheiro em troca do serviço, se não vamos viver de quê? De boas intenções? Ajudo pessoas carentes no projeto da Deputada Mara Gabrilli e ajudo à divulgar o trabalho da Turma do Bem sempre que posso. Médicos também estão insatisfeitos e com razão. O problema é que a conta não fecha! Não dá para apenas as empresas encherem os bolsos. Outra coisa: quem não trabalha visando lucro? Infelizmente, neste mundo, tudo é movido pelo dinheiro e ele é a recompensa pelo trabalho. Não dá para viver no mundo de faz de contas. Quem deveria ajudar as pessoas carentes seria o GOVERNO, pois todos pagamos impostos para que eles invistam nos seus deveres. Um desses deveres é a garantia da saúde. Está na Constituição. Não posso viver de caridade, pois aí quem vai pagar minhas contas? Espero que você tenha entendido que nossa birra é com os baixos valores REPASSADOS pelos convênios. E você acha dentista caro? É caro porque custa. Material e toda formação.
E tem outra coisa a acrescentar. A saúde é um direito de todos e um DEVER do ESTADO (Constituição). Se o Estado (Governo) não cumpre seu papel dando saúde aos cidadãos, não são os dentistas (também cidadãos) que devem pagar por isso. Absurdo!
Existem postos de saúde com atendimento gratuito para quem não pode pagar, sabia amigo? Ah, não tem vaga? É lotado? Não tem material? Culpa do Governo e não do dentista! Eu mesma trabalho em um e faço das tripas coração pra tentar resolver problemas sem o mínimo de estrutura. E não falo de um adolescente de 14 anos não, falo de crianças de 03 anos de idade tendo que extrair dentes por cárie e ainda não ter material pra isso no posto de saúde que eu, todos os dentistas e cidadãos como vc sustentamos com impostos do nosso próprio bolso!
Agora, nós, que também fomos lesados pelo Governo pois tivemos que pagar caro pela nossa educação e formação, temos que pagar impostos absurdos e trabalhar duro pra isso, devemos assumir uma culpa que não é nossa e morrer de trabalhar para dar aos pobres? Pelo amor de Deus!
Em que vc trabalha? Que tal vc fazer isso?
Aliás, que tal vc cobrar aos verdadeiros responsáveis por esse caos que é a saúde nesse país: os governantes?
Ainda pior que isso é o caos na educação, que em vez de instruir, colabora cada vez mais para a ignorância da população e aí as classes profissionais são obrigadas a ouvir absurdos como esse, ou piores, de pessoas que estão sendo massacradas pelo governo e nem se dão conta disso. Indignada!
Em primeiro lugar so basta começar a escovar os dentes, a não ser que vc queiram que nos façamos para vcs, ou será que não tem condições de comprar escova e pasta, melhor acha que temos que distribuir, então alem de ganhar pouco temos que comprar para vc, rsrsrsrsr. E comprovado que se o paciente escovar os dentes 3 x ao dia diminui quase que em 100% a chance de carie, então essa criança de 14 anos e vc não escovam, segundo por que vc não abre Mao do seu salário, ou vai ate seu patrão e fala para ele que apartir de agora vc ta com peno pois ele tem muita conta para pagar e que receber metade do seu salário, o grande problema que cada um so quer ver o que e melhor para si mesmo e que se dane os outro.
Eu gostaria de saber,sou entiada do titular eele faleceu mais deixou dois beneficiarios.Eles podedem usufluir deste plano até a validade se findar? Por favor se alguém puder meresponder eu desde já agradeço.
Você deve recorrer ao próprio convênio e ao contrato que foi assinado. Boa sorte.
Em que mundo vcs vivem , estamos vivendo em um lugar onde a odontologia já foi submetida a nada, graças aos ditos populares,onde orçamento e grátis e extração e 6 reais, já vivemos isso a algum tempo, teve inicio com os ditos mineiros,passando por paulistas e agora os cariocas, o que as casas Bahia estão fazendo e nada perto do que o seu Jose Célio fez com a nossa odontologia, e veja só as clinicas populares só fazem a crescer cada vez mais,fazendo coisas absurdas e nada acontece, a alguns messe atrás um paciente morreu em uma dessas clinicas populares e são João de Meriti e nada aconteceu,e isso tudo para ganharmos 25%, temos que fazer um apelo para o CRO verificar de maneira eficaz essas clinicas e convencer os nosso a fazerem uma paralisação geral nesse tipo de atendimento.
Gostaria de saber se essas pessoas que reclamam do valor dos tratamentos sabem quanto custa ser dentista. É caro e difícil se formar e se manter. Gostaria de saber também se essas mesmas pessoas trabalham de graça. Acredito que não, então pq eu deveria trabalhar também. Quer ser atendido, pague o valor justo. Caso prefira procure o atendimento através dos inúmeros programas oferecidos pelo governo, mas até através desses programas vc tem q pagar; afinal vc paga impostos. O grande problema é que todos acham que tem só direitos e nenhum dever. Prefeituras pagam salários ridículos para os dentistas. Temos que nos unir como fazem os médicos. Quando o salá rio for ruim ninguém atende; ou mandem os políticos que ganham uma exorbitância atenderem em nosso lugar. Não queremos explorar ninguém, mas não achei meu diploma no lixo, ralei muito! Respeito, é só isso que precisamos!!
Comentário perfeito. Um abraço.
Concordo absolutamente! Mas, te pergunto: alguma vez vc já ouviu falar em greve de dentistas? Eu não, e não sei por que, pois motivos temos de sobra.
Professores estão em greve, bancários todo semestre fazem greve, auditores, todo mundo. Dentista não. Será desunião ou desorganização da classe?
O fato é que isso está nos empurrando cada vez mais para baixo na “cadeia alimentar”. Como e quando vamos fazer algo para acabar com isso?
Em Curitiba rolou uma manifestação bacana com greve de dentistas. Acompanhei pelo Facebook. Porém, ainda é muito pouco para a escala nacional e para mudar certos fatores da nossa profissão.
Bom saber disso, é a primeira de que tenho conhecimento. Mas, como vc disse é muito pouco ou quase nada quando se leva em conta os absurdos que temos que engolir na profissão. Um amigo, que abandonou a prática pq passou num concurso de nível médio em que o salário é o dobro do meu, costuma nos chamar de “dentristes” 😉
Concordo plenamente com a Lisandra, se o brasileiro não tem uma odontologia de qualidade, isso não é culpa dos profissionais e sim do governo, se um cidadão vai em um consultório PARTICULAR, além do tratamento está pagando o atendimento pela(s) funcionárias, a sala com a TV, o conforto do sofá, a decoração, e o tratamento em si, não existe essa de ir em lugar bonito, fazer tratamento de qualidade e pagar pouco por isso, engraçado que um cidadão se custa a gastar mil… mil e quinhentos reais em um tratamento odontológico, que se for de qualidade tende a durar um bom tempo (quem sabe para sempre) vai lá e compra uma TV para poder ver novelas e sei lá mais o que… o fato é, que a odontologia está MUITO aquém do que ela merece estar. Fica aqui meu ressentimento com a nossa profissão no Brasil.
Todo o comentário do Marcelo foi descabido, sem noção…mas tenho uma solução pra vc que não quer pagar pelo trabalho do dentista?! vá procurar atendimento pelo governo ué! ahh, não é bom?! que absurdo, já que o governo só rouba do povo e teria condições de dar uma saúde de excelente qualidade! e tenho uma solução melhor ainda, só que essa a maioria das pessoas, como vc e os pais desse menino de 14 anos, não querem fazer pq tem PREGUIÇA : escovar os dentes!!! tenho uma raiva, o povo reclama reclama, quer a gente trabalhe de graça, mas não tem coragem de escovar os dentes! aff no máximo um enxaguante bucal…que não serve pra nada aliás!!! Ficam com carne podre dias e dias na boca e depois querem que a gente limpe de graça!!!
Não tenho nenhum tipo de plano odontológico na minha clínica e também cobro consulta..é fácil fazer isso? NÃO! Mas se não começarmos agora, nunca mais conseguiremos, devemos nos valorizar, lutar por dias melhores para a nossa profissão.
infelizmente uma vergonha!
COMO FAZER TRATAMENTO DE PIVO SERA QUE FICAR MUITO CARO
Procure um dentista para descobrir. Boa sorte.
Procure um dentista para avaliação! Boa sorte.
Pelo visto todos leram a mensagem inicial criticaram a vontade mas ninguém entendeu nada. Leiam atentamente e vejam que se trata de uma coo-participação e tirem suas próprias conclusões .
Mas segue uma dica: Os dentistas irão receber um valor pelo plano conforme acordo e contrato e a diferença será paga pelo cliente.
Vale lembrar que os valores informados são valores médios e não que dizer que são valores praticados.
Lemos e entendemos sim. Os valores são muito baixos, além de desvalorizar a profissão.
Faz tempo que tento marcar uma consulta pra ajeitar meu dente não consigo muito complicado não tem telefone pra entrar em contato vou cancelar infelizmente estou pagando e não estou usando