Lentes de contato ou Ortodontia? Depende. Tudo sempre depende em saúde. O alerta desse artigo vai contra a pressa e o imediatismo que estamos vivenciando. As pessoas querem seus tratamentos “para ontem” e vemos pessoas muito jovens passando por procedimentos que desgastam seus dentes saudáveis em nome de um ideal estético cultuado pelas celebridades que não é nada natural e duradouro. Muito pelo contrário. É exageradamente branco e quadrado em alguns casos, feito como uma produção em série de sorrisos iguais.

Uma imensidão de pessoas hoje vive no Instagram, rede social mais popular da atualidade. E o que mais se vê relacionado a Odontologia no Instagram? Sorrisos hiper-brancos das tais lentes de contato, “milagre da odontologia”. Não se engane. Nem todo mundo pode receber esse tratamento, porque sua indicação correta é muito restrita. E ainda, poucos podem pagar por ele. O diabo é que todo mundo quer ter dentes desse jeito, imitando as celebridades e jogadores de futebol. Muitas dessas pessoas são jovens de 18 ou 20 anos. Será que é bacana desgastar o esmalte dos seus dentes tão precocemente? 

Estamos falando de dentes saudáveis e hígidos, isto é, perfeitos e completos, sem ter tido cárie ou fratura.

Você sabe que na maioria dos casos é preciso fazer desgastes com broca no seu esmalta dental para que seja possível um tratamento com lentes de contato. Mesmo que ele seja vendido por aí como “minimamente invasivo”, esmalte perdido ou desgastado não volta nunca mais. Como diria o grande professor Rafael Decúrcio: “minimamente invasivo é cortar a unha, que qualquer coisa cresce de novo”.

São duas coisas que precisamos ter em mente quando procuramos por tratamentos odontológicos baseados em fotos de redes sociais:   

  1. Raramente o que vemos ali na rede social é o real. As pessoas só postam sucessos. Aliás, elas postam tanto sucesso, são tão felizes com o trabalho, estão sempre dispostas, mesmo no frio do Alaska, às 6 da matina e com tantos pacientes satisfeitos, que chego a me sentir um fracassado. Brincadeiras à parte, dificilmente você enxerga um insucesso, coisas que acontecem no verdadeiro dia a dia. Ainda tem gente que da aquela maquiada nos casos não tão bons. Recorta a parte ruim da foto, joga um filtro, aumenta o brilho. 
  2. O que deu certo para o outro, não necessariamente vai dar certo para você.

O imediatismo também atrapalha. Existem tratamentos que precisamos fazer na boca que levam tempo. A gente precisa respeitar a biologia. Os tratamentos mudam, mas a biologia é a mesma. O aparelho ortodôntico, por exemplo, evolui a olhos vistos na Odontologia com várias abordagens diferentes, sendo da maneira convencional, com auto-ligados fixos ou com planejamento digital utilizando placas móveis. Se os dentes estão muito tortos ou a mordida está cruzada, não adianta sair colando lente de contato. Vai cair tudo. Vai quebrar em poucos anos. 

Lentes de contato são pequenos fragmentos cerâmicos de 0,2 mm a 0,4 mm de espessura, como uma unha postiça extremamente fina. Suas técnicas são primorosas, mas devem seguir várias determinações para serem duradouras. Uma delas é que tenham preparos supra gengivais, sem invadir a entradinha da gengiva na cervical do dente. Se ficarem com contornos grosseiros ou com excessos de cimento vão causar um problema horrível na gengiva e nos outros tecidos que compõem o periodonto (região nobre em volta do dente). Causando assim, gengivite, periodontite, retração gengival, sangramento, dor, problemas estéticos.

Não pode haver degrau. Sabe quando o dentista passa aquela pontinha no dente? Vindo da gengiva em direção a ponta do dente, a pontinha do explorador não deve prender. O teste pode ser feito com o fio dental, que não pode desfiar nem prender. Muitos casos desses, com dentes saudáveis em pessoas jovens podem ser resolvidos com uso de aparelho e uma boa técnica de clareamento dental. Sem desgastes. Sem agressão aos dentes. Porém, demora mais. E daí? Que pressa é essa? 

Recentemente, vimos notícias sobre os dentes da cantora Simara. As notícias não entram em detalhes técnicos, mas parece que ela foi vítima de um insucesso com um tratamento de lentes de contato. Está refazendo após ter tido um susto com a tuberculose. 

Não estou dizendo que não é para fazer desgastes para lentes ou facetas. Apenas deve-se considerar outras opções.

Então, volto a questionar: O que é melhor? Lentes de contato dental ou Ortodontia e clareamento? Volto a responder: depende. Porém, eu consideraria e pensaria 300 vezes se fosse desgastar esmalte sadio de pacientes jovens. Ainda mais, sabendo que esses jovens vão viver muito mais com o aumento da expectativa de vida do ser humano. Quanto mais o seu esmalte dentário durar, melhor. Sem pressa, seus dentes podem ficar bonitos sem desgaste também. A escolha é sua!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto