Marketing Odontológico – Há alguns meses, as únicas formas de divulgar nosso trabalho e nossos serviços nas redes sociais eram:

  • Contratando uma agência de marketing para dentista – custa caro e não temos total controle sobre o que é postado.
  • Contratando um profissional – também custa caro e pode levar tempo para ele aprender como funciona nosso mercado e código de ética. Ainda por cima, vocês podem romper o relacionamento a qualquer momento. Adivinha quem fica na mão? Nós, os benditos dentistas.
  • Contratar pacotes com artes – limita nossas opções de escolha. Convenhamos, das 100 artes enviadas aproveitamos, no máximo, 20 artes (se chegar a isso). E ainda por cima, temos que pagar primeiro e esperar alguns dias para receber o pacote de artes com nosso logotipo.
  • Fazer por conta própria – isso até faz sentido quando se trata de postar nossas fotos reais, da nossa equipe e pacientes. Enfim, algo mais instintivo, do tipo, tira a foto e posta. Entretanto, o problema é que precisamos também postar curiosidades, dicas, tendências, datas comemorativas, abordagem profissional de alguma especialidade, diferente de ter só o nosso rosto o tempo todo no feed. Muitos colegas que eu conheço, embora não se importem de postar uma foto própria de vez em quando, ficam se expondo com muita freqüência. Enfim, “fazer você mesmo” requer muito tempo, energia e paciência para achar idéias do que postar todo santo dia. Realmente, é para poucos.

A ferramenta inovadora

Bom, navegando pela internet, fiquei sabendo da ferramenta inédita que está revolucionando o marketing odontológico. Ela se chama Publiko. É incrível. Eu uso e até fiz um vídeo dando meu feedback, veja abaixo:

[youtube]dUXlW47yn_M[/youtube]

Isso resolve nossos problema de uma vez por todas, porque é um acervo com milhares de posts e toda semana tem novos posts. Basta entrar com login e senha, escolher um ou vários posts, e publicar.

Acredite se quiser, a Publiko tem posts para todas especialidades, sem contar que aceitam sugestões dos usuários. Uma das características que achei mais legal: a sua logomarca é aplicada automaticamente na arte. Basta enviar o logotipo uma vez pela ferramenta e todas as artes baixadas conterão sua marca. Realmente, marketing odontológico puro e simples. Em conversa com o fundador da Publiko, ele disse algo interessante:

“Nós queremos democratizar o marketing, dar o poder do marketing para todos. Nós temos assinantes com mais de 55 anos com pouco conhecimento e também jovens de 25 anos, recém-formados sem condição para custear uma agência de marketing e ambos estão desfrutando dos melhores resultados possíveis nas redes sociais. Nós garantimos autonomia para escolher o conteúdo que o dentista deseja, oferecemos aulas práticas de poucos minutos que ensinam como impulsionar do jeito certo. Enfim, qualquer profissional ou assistente pode fazer o marketing dedicando poucos minutos, com resultados extraordinários. Nós entregamos a faca e o queijo do marketing na mão dos dentistas. Acabou a dependência de cursos e agências.”

E nós, dentistas, sabemos que tanto o Facebook quanto o Instagram são fundamentais para divulgar e obter resultados, mas se forem utilizados do jeito errado pode significar perda de tempo e dinheiro.

A realidade sobre as redes sociais

Dados recentes indicam que o Instagram é destinado para o público com faixa etária de até 35 anos, enquanto o Facebook ainda é muito forte com público acima de 30 anos. Em dezembro do ano passado, 2018, segundo alguns levantamentos, o Instagram foi responsável por cerca de 70% das vendas originadas nas redes sociais. Neste quesito, o e-commerce fervilha no Instagram. Além disso, ele serve como vitrine para apresentar seus diferenciais, valores, entregar conteúdo de qualidade e, claro, para vender serviços, como os que oferecemos no consultório odontológico.Estar nas redes sociais não é uma opção, é vital. Até porque os pacientes não buscam apenas no Google, eles querem saber como é a nossa clínica, onde ela fica, como respondemos aos comentários, qual nosso tempo de resposta, cordialidade e avaliações dos outros usuários.Não estar nas redes sociais, ou pior, fazer mal uso delas pode significar uma grande perda de pacientes. Para atrair engajamento e ter o máximo de resultados nas redes é preciso postar com regularidade, transmitir informações baseadas em evidência científica, dar dicas práticas, entregar curiosidades com humor e tudo isso precisa estar atrelado ao uso de imagens de alto impacto, profissionais e que chamam atenção dos nossos seguidores.

Marketing Odontológico, a solução final

Uma das nossas maiores dificuldades, como dentistas, é ter tempo para bolar e montar as imagens, personalizar, colocar nosso logotipo, redigir o texto e fazer isso tudo de novo no dia seguinte. Chega a ser cansativo só de pensar no trabalho que tudo isso requer.É justamente nessa hora que a Publiko será o melhor dos mundos. Eles tem uma grande quantidade de artes prontas exclusivamente voltadas para a área da Odontologia. Tudo separado por assunto, especialidades, dicas, datas comemorativas e ainda por cima tem várias opções de cores.Entretanto, mesmo com todo esse pacote, eu me perguntava: “Não vai ter muita arte repetida?” E logo fiquei sabendo que eles tem uma solução inteligente para evitar isso. Eu fiquei impressionado. QUAL É A SOLUÇÃO? Publiko!

Enfim, eu convido você para experimentar grátis a Publiko. É bem fácil de usar e você vai economizar muito tempo e dinheiro. Ah! Para finalizar, além das imagens, a ferramenta também tem o texto da legenda pronta, isto é, a descrição do post, com uma linguagem atraente, ideal para os nossos pacientes. Agora é hora de agir, minha dica é essa, receba seu acesso imediatamentee já vá escolher as imagens super bem montadas, sem ter que se preocupar com direitos autorais, para você usar ao seu bel prazer.

Um Abraço,Blog Dicas Odonto