A Black Friday finalmente parece que pegou no Brasil. Mais ou menos, né? Ainda encontramos promoções daquelas no estilo “a metade do dobro”, em que algumas lojas aumentam seus preços para depois dar um desconto que aparenta ser maior que o preço médio de mercado dos produtos. Hoje, dia 23 de novembro é Black Friday e DENTISTAS NÃO PODEM FAZER PROMOÇÕES DESSE TIPO AO OFERECER TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS. O que o dentista PODE e DEVE fazer é aproveitar as ofertas para comprar novos equipamentos e fazer estoques de produtos que não vencem logo.

O Código de Ética Odontológico é claro no artigo 44: “XIV – realizar a divulgação e oferecer serviços odontológicos
com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes, através de cartão de descontos, caderno de descontos, mala direta via internet, sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing ativo à população em geral, stands promocionais, caixas de som portáteis ou em veículos automotores, plaqueteiros entre outros meios que caracterizem concorrência desleal e desvalorização da profissão”. A tal Black Friday não está descrita com todas as letras, mas fica bem claro que dentistas não podem fazer promoções envolvendo tratamentos odontológicos. Até porque, o paciente pode comprar algo que não serve para ele – tratamentos de saúde são muito específicos e cada caso é um caso. Assim como também são consideradas anti-éticas as imagens do tipo ANTES E DEPOIS.

Posso oferecer promoção de Black Friday por meio de outro perfil, como por exemplo, uma celebridade de Instagram?

– De jeito nenhum. Mesmo que seja outro perfil oferecendo os seus serviços, você é o responsável por esta promoção.

*Imagem retirada da Internet – ESSE TIPO DE PROMOÇÃO É PROIBIDA PELO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO

Já vimos alguns dentistas tentando enganar a fiscalização fazendo promoções usando outros perfis, se isentando da responsabilidade ética. Quem oferece esse tipo de promoção está desvalorizando a profissão e o seu próprio trabalho, além de queimar o filme da Odontologia. Uma minoria de perfis focados na Harmonização Orofacial apostaram nessas promoções com procedimentos como Bichectomia, Aplicação de Botox e Preenchimentos.

*Imagem retirada da Internet – ESSE TIPO DE PROMOÇÃO É PROIBIDA PELO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO

Veja no próximo parágrafo algumas ofertas de equipamentos e produtos nesta Black Friday

O que o dentista pode e deve fazer é tirar um tempinho para pesquisar ofertas de equipamentos e materiais odontológicos. Trocar o equipo? O Mocho? Comprar mais uma caneta de alta rotação? Poder finalmente comprar seu sensor de radiografia digital e deixar de lado os fixadores e reveladores? Comprar mais um contra ângulo para realizar implantes? Fazer um estoque de luvas, máscaras e tocas? Fazer um estoque de implantes para o ano que vem? Materiais não perecíveis são os mais indicados para fazer estoque, obviamente.

Voltando a foto que ilustra esse artigo, nós dentistas, às vezes ficamos pensando nisso. As pessoas ficam sem dente mas não ficam sem celular, viajam para o exterior e trocam de carro. Não podemos entrar na farra da Black Friday ao oferecer nossos tratamentos odontológicos, mas podemos cada vez mais valorizar a nossa Odontologia para quem sabe ela seja valorizada pelos pacientes.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto