Uma tragédia terrível que pode nos ensinar muito. O artigo não tem o objetivo de colocar a dentista e seus atos em julgamento. Faremos uma reflexão sobre esse triste caso que aconteceu em 2015 e teve sua decisão judicial recentemente. Uma paciente acabou falecendo quatro dias após ter um dente do siso extraído. Dentre as complicações pós operatórias, foi identificada a Angina de Ludwig, que levaram a paciente a óbito por choque séptico de uma maneira brusca e totalmente inesperada.

Acima de tudo, é sempre bom lembrar que complicações cirúrgicas ou afecções bucais podem levar a morte. São exceções, mas acontecem. Você tem um protocolo delineado para realizar suas cirurgias? A documentação do seu consultório ou clínica está em ordem? Você prescreve medicamentos antibióticos para os pacientes que opera, guardando a segunda via carbonada no prontuário? Você faz uma anamnese detalhada, investigando problemas de saúde sistêmicos? Você sempre realiza radiografia inicial dos casos para registro de como o paciente chegou para você?

Se a sua resposta para uma ou mais das perguntas acima for “não”, peço que reflita. A implementação de meios de proteção do paciente e do profissional é cada vez mais necessária na prática clínica atual. É inevitável definir uma rotina clínica e se obrigar a segui-la. Profissionalismo, conversa e elucidação dos procedimentos com os pacientes, contratos de prestação de serviço e documentar tudo. Reserve tempo para pensar e organizar sua estratégia. 

Lotar a agenda de pacientes e não ter tempo de pensar e planejar os casos é um grande erro

“Em meu entendimento, a dentista foi negligente ao deixar de prescrever antibiótico da extração. Ela só o fez quando a paciente retornou com inchaço e dores no local”, explicou por meio de nota o delegado responsável pelo caso. Sem dúvida, essa afirmação é muita relativa para quem trabalha com saúde. Não se prescreve antibiótico a torto e direito para todos os casos de exodontia. Os medicamentos devem ser prescritos com parcimônia e assertividade, ainda evitando um grande problema mundial de saúde pública – a resistência bacteriana a medicamentos.

Entretanto, segundo relatos, a paciente voltou a clínica logo depois com dores e inchaço e a dentista não prescreveu os antibióticos. Ela só foi começar a tomar os remédios 3 dias depois de muito sofrimento, contam os familiares. 


A implementação de meios de proteção do paciente e do profissional é cada vez mais necessária na prática clínica atual.

Sobretudo, também devemos tomar todos os cuidados possíveis com esterilização dos materiais e desinfecção da sala de atendimento. Segundo o inquérito deste caso em particular, a clínica não possuía alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária. Aí, realmente, esse fato vai pesar muito contra a dentista. Três pessoas foram indiciadas: a dentista que realizou a exodontia, a responsável técnica e o dono da clínica, que segundo reportagens responde a processo ético no CRO-MT.

Perceba que uma tragédia é feita de uma sequência de erros. De fato, desde a falta de alvará, processo ético, a não medicação, a tentativa da paciente de voltar a clínica sem sucesso e os sinais e sintomas que a paciente apresentou – febre, fortes dores, secreção purulenta e inchaço no pescoço. Não interessa se é feriado, final de semana, ou o que for, dê assistência para seus pacientes. Parece óbvio, mas neste caso o juiz entendeu que houve negligência além de imperícia.


Todo cuidado é pouco na área da saúde bucal

A pena pelo homicídio culposo – quando não há intenção de matar – foi determinada para ser cumprida pela dentista por 1 ano e 4 meses em regime aberto. Em conclusão, o triste caso serve de lição. Mesmo quando a gente faz tudo certo, o organismo do paciente pode reagir mal e levar a quadros de complicações. Não basta apenas agir com rigor técnico, seguindo todos preceitos de biossegurança e conceitos que aprendemos na faculdade e na vida clínica. Deve-se documentar e anotar tudo, guardar exames, mensagens, atualizar o prontuário, contratos assinados, segundas vias para que seja possível provar que agimos como manda o figurino.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto