Endocrown de compósito nanohíbrido Brava Block usinada em CAD/CAM

Fonte: FGM Produtos Odontológicos

Paciente do sexo masculino, 36 anos.

A Queixa:
Dente 36 com dor espontânea.
O exame clínico/radiográfico:
– O dente 36 apresentava pulpite irreversível proveniente de extensa lesão de cárie e lesão
endo-perio.

O tratamento:
 – Foi realizado tratamento endodôntico e periodontal para devolver a saúde do dente visando sua manutenção em boca. Com o intuito de preservar a estrutura dental e evitar maior fragilização das raízes com instalação de retentores intrarradiculares, optou-se por uma peça protética tipo endocrown, confeccionada em CAD/CAM, utilizando material nanohibrido Brava Block (FGM).
Passo a passo:
– Após tratamento endodôntico, foi feito um núcleo de preenchimento com cimento resinoso Allcem Core (FGM). O dente foi preparado mantendo as bordas planas com pelo menos 1mm de espessura (Imagem 1). Na parte central foi feito um caixa de aproximadamente 5x4x3mm para promover retenção e estabilidade à peça protética.

Imagem 1

Imagem 2

Foi realizada a moldagem do preparo com silicone de adição seguida da confecção de
restauração provisória. Os moldes foram enviados ao laboratório para confecção dos modelos em gesso especial Esthec Basic 300 (Dentona). O escaneamento for realizado em Map 400, desenho em Ceramil Mind e a usinagem em Motion 2, pelo sistema CAD/CAM (Amann Girrbach).

 

Em seguida, foram realizados isolamento absoluto e limpeza da estrutura dentária com pedra pomes e mini escova de Robson. Condicionamento ácido das margens de esmalte (Imagem 2) por 30 segundos com ácido fosfórico a 37% Condac 37 (FGM), aplicação de adesivo universal Ambar Universal (FGM) fotopolimerização por 20 segundos.

Imagem 3

Imagem 4

A peça foi jateada com óxido de alumínio em sua porção interna, então ácido fosfórico foi
aplicado para limpeza. Nota-se o aspecto poroso e fosco após aplicação. Com a peça já seca, aplicou-se silano Prosil (FGM) e adesivo universal Ambar Universal (FGM)O cimento resinoso dual Allcem Core (FGM) foi aplicado na porção interna da endocrown e então posicionada no dente. Os excessos foram removidos e cada superfície foi fotopolimerizada por 20 segundos . Após a cimentação, os contatos foram checados e a peça foi devidamente polida (Imagens 3 e 4).

  • O resultado final demonstrou que tanto o tipo de prótese endocrown, quanto o compósito
    nanohíbrido Brava Block atingiram o objetivo de restaurar as funções fisiológicas e estéticas para o caso clínico apresentado – Prof. Dr. Rogério Goulart da Costa

Autores:
– Prof. Dr. Denis Roberto Falcão Spina;
– Prof. Dr. Cesar Henrique Tognetti Alves;
– Prof. Dr. Rogério Goulart da Costa.

*** Este é um caso clínico que não pode ser tomado como base de resultado para tratamentos odontológicos.

Fonte: FGM Produtos Odontológicos