Você sabia que o Cirurgião Dentista pode escolher se aprofundar em até 22 diferentes especialidades na Odontologia? Uma gama bem grande de estudos e áreas de atuação se abre ao profissional que escolhe cuidar da saúde bucal das pessoas. Ao se formar em Odontologia, o Dentista pode ser considerado Clínico Geral. Vamos conhecer as especialidades da Odontologia e suas principais áreas de atuação:

dentes 2

  1. Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo Facial
    1. diagnóstico e tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas. Para mais detalhes – CLIQUE AQUI
  2. Dentística
    1. devolver ao dente sua integridade fisiológica, e assim contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e a manutenção da saúde do sistema estomatognático. Restaurações dentais são sua principal atividade.
  3. Disfunção Têmporo-mandibular e Dor Oro Facial
    1. diagnóstico e no tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas. O especialista em DTM atua desde a ATM (Articulação Têmporo- Mandibular) e sua relação com a postura e o restante do corpo.  
  4. Endodontia
    1. preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares. A Endodontia cuida da parte interna dos dentes. MAis detalhes – CLIQUE AQUI
  5. Estomatologia
    1. prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças próprias do complexo maxilo-mandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercurssões bucais do tratamento de câncer bucal. 
  6. Radiologia Odontológica e Imaginologia
    1. aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.
  7. Implantodontia
    1. implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais. Saiba mais: CLIQUE AQUI
  8. Odontologia Legal
    1. pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis. Realiza exame e perícia judicial, elabora atestados e laudos técnicos
  9. Odontologia do Esporte
    1. trabalha com as particularidades e especificidades dos atletas com a intenção de promover, além de saúde bucal adequada, uma melhora no seu rendimento físico.
  10. Odontologia do Trabalho
    1. busca permanente da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.
  11. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
    1. prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração no seu sistema biopsicossocial. Além disso, ter uma percepção e atuação dentro de um espaço de referência que tenha uma estrutura inter, multi e transdisciplinar, com envolvimento de outros profissionais de saúde e áreas correlatas, para oferecer um tratamento integral ao paciente.
  12. Odontogeriatria
    1. se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças bucais e do sistema estomatognático do idoso. Mais detalhes CLIQUE AQUI
  13. Odontopediatria
    1. diagnóstico, a prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde.
  14. Ortodontia
    1. a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular. Mais detalhes: CLIQUE AQUI
  15. Ortopedia Funcional dos Maxilares
    1. prevenir, oferecer condições ao sistema estomatognático para alcançar a sua normalidade morfofuncional, e tratar as mal-oclusões e suas consequências físico-funcionais através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático e/ou a profilaxia e/ou o tratamento de distúrbios crânio-mandibulares.
  16. Patologia Oral e Maxilo Facial
    1. o estudo dos aspectos histopatológicos das alterações do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico dessas alterações, por meio de recursos técnicos e laboratoriais.
  17. Periodontia
    1. estudo dos tecidos de suporte e em volta dos dentes, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações. SAIBA MAIS
  18. Prótese Buco-Maxilo Facial
    1. proteção, a prevenção, a reabilitação anatômica, funcional e estética, de regiões da maxila, da mandíbula e da face, ausentes ou defeituosas, como sequelas de cirurgia, de traumatismo ou em razão de malformações congênitas ou de distúrbios do desenvolvimento, através de próteses, aparelhos e dispositivos. Saiba mais: CLIQUE AQUI
  19. Prótese Dentária
    1. reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética.
  20. Saúde Coletiva 
    1. estudo dos fenômenos que interferem na Saúde Coletiva e da Família, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.
  21. Acupuntura
    1. aplicação dos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa como um sistema de conhecimento, aplicando-o como método para o tratamento, prevenção e/ou manutenção do estado geral de saúde do paciente odontológico.
  22. Homeopatia em Odontologia
    1. a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, bem como das manifestações bucais e doenças sistêmicas, atuando de forma integrativa e complementar às demais especialidades e agindo dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais da saúde e de áreas correlatas, utilizando-se de medicamentos homeopáticos para abraçar seus objetivos.

Fontes: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/10/consolidacao.pdf

http://www.crosp.org.br/noticia/ver/2344-cfo-reconhece-acupuntura-homeopatia-e-odontologia-do-esporte-como-especialidades-odontolgicas.html

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto