O especialista desta área é o mais preparado para lidar com traumas e cirurgias de cabeça e pescoço. Ele é o dentista que fica mais perto do médico. Pode trabalhar em hospitais como parte da equipe ou ter seu próprio consultório e fazer grandes cirurgias, quando necessário, nos centros cirúrgicos.

 

Fonte: http://www.002.occommerce.com.br/product_info.php?products_id=438

O apelido deste especialista é “Buco-Maxilo”, pelo nome da especialidade ser extenso. Ele também está apto a fazer cirurgias menores como retirada de dentes do siso inclusos, excisão de cistos, biópsias e cirurgias na região da articulação têmporo-mandibular (ATM) – parte na altura da sua orelha que controla a abertura e fechamento da sua boca.

Em casos de traumas como acidentes que envolvem o rosto e a boca, recessão de tumores da face e certa parte da reconstrução da estrutura óssea do crânio são atribuições deste profissional.

Além disso, cirurgias como as chamadas ortognáticas (cirurgias para correção da posição dos dentes, quando o aparelho dentário não for suficiente para a correção). Essas cirurgias deslocam a maxila (“osso que segura os dentes de cima”) e parte da mandíbula (único osso móvel da cabeça) para colocar os dentes em posição. É como se você mexesse em toda base para colocar os dentes no lugar. Com a cirurgia bem indicada, ela tem grande porcentagem de sucesso.

Em urgências de hospitais, os Buco-Maxilos são muito encontrados. Em casos de abcessos grandes, com envolvimento de estruturas do pescoço, eles são os profissionais mais indicados para fazer a drenagem, além de estarem em ambiente hospitalar, o que deixa o paciente mais protegido. 

Alguns profissionais também realizam cirurgias para correção de fissuras palatinas e fissuras labiais (também conhecido como lábio leporino). Uma série de cirurgias são realizadas desde o nascimento para evitar grandes cicatrizes e para melhorar a funcionalidade da boca e do nariz.

Geralmente dotado de olheiras, pois durante um tempo da sua vida ele dá ou deu plantão, bastante entendido sobre saúde geral e grande conhecer da cabeça e todas suas regiões nobres, esse profissional tem uma certa fama de “bruto” ou “não muito conservador”. Isso é apenas uma lenda, uma brincadeira entre dentistas porque esta especialidade, às vezes, tem que lidar com situações que muitos dentistas não teriam condição nem de olhar.

Parabéns aos profissionais desta área.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo