Cálculo, tártaro, craca, tijolo, ácaro, pedra, calcário e por aí vai. São vários nomes de uma substância que acaba se formando em volta dos nossos dentes. O nome científico é cálculo dental. Uma mineralização da placa bacteriana que apenas o dentista consegue tirar com instrumentos especiais chamados de curetas, ou ainda com ultrassom.

Cálculo Dicas Odonto

O tártaro ou cálculo deve ser removido dos dentes. Ele é um acumulador de bactérias. Eu costumo explicar para os meus pacientes da seguinte maneira: os dentes para estarem saudáveis devem estar limpos, lisos e polidos. Superfícies polidas não acumulam muita placa na boca. A superfície do cálculo é microscopicamente cheia de furinhos e reentrâncias, aumentando o acúmulo da placa bacteriana, que por sua vez é mineralizada pela saliva e forma mais cálculo, aumentando o tamanho da “pedra”, deixando o dente “grosso”.

Se a gente deixar rolar, essa pedrinha vai se formando e chega até a fechar o espaço entre os dentes, dificultando ainda mais o uso do fio dental. Quem tem curiosidade e medo do procedimento, pode ver o vídeo à seguir que mostra uma raspagem periodontal com ultrassom. Geralmente, depois do ultrassom, entramos com curetas e com polimento, além da instrução de higiene oral para que a situação não volte.

[youtube]=SYIrb62B294[/youtube]

Ficou curioso sobre o Tártaro? CLIQUE AQUI 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto